fonte

Teria existido um dilúvio antes de Adao?



https://youtu.be/r1lOfH7fub8

Você escreveu contando que utiliza uma Bíblia de estudos chamada "Bíblia Dake", e nos comentários de Jeremias 4:23-26 o autor afirma que a passagem faz referência a um dilúvio que teria acontecido antes de Adão, o qual teria destruído uma civilização existente na terra antes do Jardim do Éden. Antes de mais nada sugiro que esqueça os comentários dessa Bíblia Dake, pois seu autor cometeu vários equívocos em seus comentários. Na Web há diversos sites detalhando os erros dessa edição.

A passagem de Jeremias 4:23-26 diz: "Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira. Porque assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei."

Em todo o capítulo Jeremias fala da ruína que cairia sobre Judá, que historicamente já aconteceu, e o último versículo deixa claro que não se trata de um cataclismo universal como quer o autor do comentário que citou: "Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei". Um dilúvio teria consumido de todo a terra, e além disso a passagem é específica para a terra de Israel. Basta ler o capítulo do início ao fim para ver que tudo nele a ver com Judá, Jerusalém e Sião, e não com eras primordiais do planeta.

Todavia, eu particularmente creio sim que tenha existido uma civilização antes de Adão, e os fósseis de dinossauros estão aí para provar (eles não morreram no dilúvio de Noé). Se o seu fim se deu por um dilúvio, não temos nada na Bíblia para provar, mas pode até ter sido assim. Quanto aos seres inteligentes daquela civilização pré-adâmica meu "palpite" é que não deviam ser como nós, mas talvez de outra natureza que não lhes tenha permitido salvação, como acontece com os anjos caídos. Ou por terem sido de uma espécie diferente, ou por terem se rebelado juntamente com Satanás e seus anjos, não sabemos.

Então é provável também que sejam eles que estão hoje vagando por aí na forma de demônios ou espíritos imundos. São uma classe que parece ser de seres terrestres, e não celestiais como são os anjos, mesmo os caídos que são chamados em Efésios 6:12 de "as potestades... os príncipes das trevas deste século... as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais".

Seu relacionamento com os seres humanos parece ser distinto dos anjos, pois exceto no caso de Judas, que foi possuído por Satanás (Jo 13:27), as outras possessões que vemos na Bíblia não foram de anjos caídos, mas de "espíritos imundos" ou "demônios", que parecem ser dois nomes para um mesmo tipo de entidade. O pedido para entrarem nos porcos no episódio dos endemoniados gadarenos parece indicar que precisam de um veículo material para poderem agir com maior rigor. Satanás, que havia tentado afogar os discípulos no barco levantando o vento e as ondas na travessia para a terra dos gadarenos, precisou se contentar em utilizar seus demônios para afogar os porcos.

Um livro curioso sobre isso é "Earth's earliest ages and their connection with modern spiritualism and theosophy" by G. H. Pember. O autor viveu no século 19 e esteve reunido com irmãos congregados somente ao nome do Senhor fora dos sistemas denominacionais. Li uma edição em inglês que comprei em e-book na Amazon, mas com a moderação de ter um pé atrás em algumas afirmações que ele faz no livro, pois não concordei com tudo o que diz. Mas não deixa de ser interessante, principalmente por mostrar algo de que temos apenas indícios na Bíblia, apesar de não dar subsídios suficientes para se tirar conclusões inequívocas ou criar doutrinas em cima disso.

Em inglês está em domínio público na Open Library e você pode escolher na coluna da direita da versão computador de seu navegador em que formato deseja baixar para ler:
https://openlibrary.org/books/OL24350141M/Earth's_earliest_ages
O livro também tem uma versão em português, porém em dois volumes e formato impresso que você pode encontrar no link a seguir: http://www.editoradosclassicos.com.br/11_g-h-pember

Leia sobre este assunto também:

http://www.respondi.com.br/2009/03/o-que-voce-acha-da-teoria-do-intervalo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/o-que-biblia-diz-dos-dinossauros.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/existia-morte-antes-da-queda-do-homem.html
http://www.respondi.com.br/2009/08/como-conciliar-biblia-e-teoria-da.html
http://www.respondi.com.br/2016/01/a-arca-de-noe-transportou-dinossauros.html
http://www.respondi.com.br/2017/06/todos-no-tempo-de-noe-tiveram-chance-de.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça