As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Vamos ficar três dias e três noites em trevas?



https://youtu.be/CEW56Gc2jCg

Você escreveu dizendo que um vídeo no Youtube explica que o capítulo 24 do Evangelho de Mateus tem a ver a ver com filme "Bird Box" da Netflix, e que viveremos em escuridão por três dias e três noites sem poder sair de casa. O vídeo também ensina que se tivermos espelhos ou vidros de todos os tipos teremos de cobri-los ou jogá-los fora, pois o inimigo tentará entrar por meio desses espelhos. Diz ainda que não poderemos abrir a porta para qualquer pessoa que quiser entrar e será bom arranjarmos um cachorro, pois cães podem ver coisas espirituais.

Só tenho a dizer que é impressionante a ousadia dos que se dão ao trabalho de fazer vídeos terroristas para amedrontar as pessoas e distorcer o entendimento bíblico. Nem perca tempo com essas bobagens, ainda mais quando tentam interpretar a Bíblia usando roteiros de filmes do Netflix! Coitados dos que não assinarem Netflix! Será que posso entender a Bíblia se assinar o Amazon Prime ou outro serviço? Ou talvez o melhor seja nem ter uma TV ou monitor descoberto, pois o inimigo poderia atravessar por sua tela. Afinal é através da tela de TV que surge a menina maligna de cabelos longos daquele filme japonês de terror. O mesmo princípio deve poder ser aplicado ao monitor do computador ou tela do celular.

As únicas trevas que imperam no coração dos que fazem esses vídeos são as trevas espirituais de quem ainda não se converteu a Cristo. Mas se você já foi salva por Cristo, fique tranquila. "Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas." (1 Ts 5:4-5).

O capítulo 24 de Mateus é bem específico de Israel, em especial do remanescente de judeus fieis que irá se converter após a Igreja deixar a terra. Este capítulo trata do futuro, do tempo da tribulação que precederá a vinda de Cristo para Israel. A Igreja, que é formada por todos os salvos, terá sido arrebatada antes do tempo ou período da tribulação, como vemos em Apocalipse 3:10: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Repare que “hora” na passagem é um período de tempo bem definido.

Não vi o vídeo que você mencionou e não sei se é alguma obra derivada ou o original de uma norte-americana que disse ter recebido uma revelação inédita do Espírito Santo de Deus para alertar o mundo desses supostamente iminentes três dias e três noites de trevas. Sempre que você escutar alguém falando na primeira pessoa com se fosse o Espírito Santo de Deus, fuja disso. Me parece que é assim que a tal falsa profetiza fala e é assim que muitos falam nos púlpitos das igrejas pentecostais. O pentecostalismo introduziu essa falsa ideia de que o Espírito Santo possa se comunicar falando através de pessoas hoje, mas tudo o que Deus quis nos comunicar está na sua Palavra, a Bíblia. Esqueça a ideia de Deus revelar algo que não tenha ainda sido revelado. Muita gente que acredita nessas profetadas acaba se casando com a pessoa errada, deixando de ter filhos e até entregando seus bens para algum estelionatário da fé.

Qualquer enganador hoje pode mudar a tonalidade da voz, ter umas tremedeiras e dizer que está falando sob influência do Espírito Santo. Isso as religiões reencarnacionistas fazem há séculos, quando seus médiuns se deixam possuir por espírito enganadores, também conhecidos na Bíblia como demônios, que fingem ser algum falecido que eles acompanharam por toda a vida aqui e de quem conhecem todos os segredos. Fora isso há também os distúrbios mentais como de pessoas que acham que são Napoleão, e também daqueles que alegam conversar com alienígenas. Eu mesmo, quando criança, escrevia cartas para o Papai Noel, e posso jurar que ele recebia minhas cartinhas e respondia, pois na manhã no Natal eu encontrava sob a árvore os presentes que havia pedido.

Uma das passagens desses falsos profetas e profetizas usadas para aterrorizar os incautos com a ideia de uma iminente escuridão de três dias e três noites é Mateus 24:29: "Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’". A simples frase "as estrelas cairão do céu" já deveria ser suficiente para você perceber que a linguagem da passagem é figurada. Deixe-me explicar.

Alpha Centauri, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol, tem 214 mil quilômetros de diâmetro, enquanto a Terra tem apenas 12 mil quilômetros de diâmetro. O Sol tem um milhão e quatrocentos mil quilômetros de diâmetro, e mesmo assim não é uma estrela das maiores. A Wikipedia me diz que a maior estrela conhecida até agora é a VY Canis com 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro. Você conseguiria imaginar uma estrela desse tamanho caindo na Terra? E todas as estrelas do céu juntas despencando neste cisco que é nosso planeta, você acredita? Nem eu.

Achar que uma estrela possa cair na terra é quase como jogar basquete usando de cesto a xícara do cafezinho. Não estou falando do que chamamos de "estrelas cadentes", que não são estrelas, mas simples meteoros ou pedras do espaço que queimam ao entrarem na atmosfera terrestres. Só as menores são chamadas de "meteoros" por produzirem o efeito meteórico, que é o flash de luz resultante de sua queima. O meteorito é o que sobrevive à entrada e chega até aqui. Já os asteroides e cometas são muito maiores, de rocha ou de gelo. Alguns já atingiram a Terra, mas nenhum do tamanho de uma estrela tentou fazer cesta nesta xícara de café que é nosso planeta. O mais viável é a Terra cair numa estrela do que o contrário.

Quem interpreta literalmente o versículo 29 de Mateus 24 deve ser dos que acham que a Terra seja plana e que acima dela não existe todo um vasto universo com planetas e estrelas gigantescas. Esses, que também seguem os profetas, especialistas ou "cientistas" de Youtube, veem em seu devaneio infantil o céu como se fosse o domo de um planetário. Nele planetas e estrelas seriam do tamanho de adesivos fosforescentes, lantejoulas ou lâmpadas LED que adolescentes colam no teto do quarto para imitarem o céu. Se não quiser que essas estrelas caiam na Terra cole bem cada uma delas no teto.

Mas então que estrelas são essas que cairão na Terra, e que três dias e três noites de trevas serão esses dos quais tanto falam? Uma boa ideia é recorrer à leitura do livro de Apocalipse, onde  esses símbolos aparecem várias vezes. Sim, eu disse símbolos, porque é o que são, e o Livro de Apocalipse é todo ele escrito em linguagem simbólica. Em um artigo com o título "Símbolos Bíblicos do Apocalipse", John Nelson Darby interpreta o Sol como "autoridade suprema estabelecida sobre a Terra", a Lua como "um instrumento subordinado, refletido para repercutir a autoridade governamental sobre a Terra", e as estrelas como "autoridades independentes menores, instrumentos de luz e poder".

Em Apocalipse 8:12 é dito que "o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite.". Considerando o Sol como autoridade maior, a Lua como autoridade refletida e as estrelas como autoridades independentes, Darby interpreta a escuridão do versículo  como sendo "a falta de percepção dos homens da vontade de Deus; uma forte ilusão para acreditarem numa mentira". Embora isso ainda esteja para acontecer no futuro, hoje não são poucos que acreditam nas mentiras dos profetas do Youtube, como estes que alertam para três dias e noites de escuridão. Eu até admito que isto possa acontecer a qualquer momento, mas só para quem não pagou a conta da luz.

Do mesmo versículo Hamilton Smith comenta: "O sol, a lua e as estrelas são usados nas Escrituras para estabelecer graus diferentes de autoridades governamentais ordenadas por Deus. Acaso esses símbolos não sugerem que uma terceira parte dos poderes políticos será ferida, deixando as pessoas em trevas e confusão em todas as esferas da vida?". F. B. Hole comenta que "a destruição da terça parte do sol, da lua e das estrelas indica o apagamento parcial das fontes de luz e direção para os homens.". Ou seja, essas trevas são no sentido de perda de direção, como pode acontecer quando você dirige sob o sol brilhante do meio dia e entre de repente em um túnel sem iluminação. Nos túneis bem projetados existe iluminação, que é mais forte na entrada para compensar a visão de quem acabou de sair de sob o Sol.

Em seu livro "Exposition of the Revelation of Jesus Christ" Walter Scott comenta: "O sol, a lua e as estrelas simbolizam coletivamente todo o corpo governante, desde a cabeça suprema até todas as autoridades inferiores — um sistema completo de governo em todas as suas partes. Sob o sexto Selo (Apocalipse 6:12-13), os mesmos símbolos são apresentados para expressar um completo colapso de toda a autoridade governante na Terra. O poder do homem está quebrado. Todo poder sob o Céu é derrubado. Governos estabelecidos há muito tempo, e todo poder e autoridade subordinada caem no colapso universal. Lá, no entanto, o rompimento de todo o tecido social e a derrubada de todos os postos de poder não são de modo algum restringidos. A única limitação sob os Selos é uma “quarta parte”, que ocorre apenas uma vez (Apocalipse 6:8). Aqui, sob a quarta trombeta, o julgamento e seus efeitos se estendem até a “terceira parte” da cena profética, a parte ocidental do império reavivado. Neste contexto, o termo “terceira parte” ocorre cinco vezes (v. 12). O efeito desse julgamento é que a escuridão moral cai sobre o império romano como um manto fúnebre.".

No capítulo 12 de Apocalipse vemos Satanás sendo expulso do céu e arrastando com sua cauda um terço das estrelas do céu, e pode-se ver que a mesma interpretação de estrelas como autoridades estabelecidas é encontrada ali. Afinal, os anjos foram, todos eles, colocados acima dos homens, e mesmo entre eles existe uma escala hierárquica, com arcanjos sujeitando-se a querubins, por exemplo. Por esta razão Miguel, o arcanjo, não ousou proferir sentença difamatória contra Satanás, um querubim, como vemos em Judas 1:9: "Nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!". Vamos à passagem do capítulo 12 de Apocalipse:

"Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra... Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: 'Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite... Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo'." (Ap 12:3-4, 7-12).

Esta passagem ensina muitas coisas, além do fato de as estrelas representarem poderes ou autoridades, como são os anjos, independentes de serem rebeldes a Deus ou não. A passagem ensina que devemos buscar na Bíblia o entendimento para a própria Bíblia, e não em alguma suposta revelação de última hora de alguém que talvez tenha se esquecido de tomar seus medicamentos. Veja que na descrição do dragão o Espírito Santo nos remete ao Livro de Gênesis, à antiga serpente que é o diabo e Satanás. E é também lendo o livro de Gênesis que você aprende que os astros, criados em eras imemoráveis que cabem perfeitamente antes do versículo 2 de Gênesis 1, foram designados a partir do versículo 14 para servirem de governantes para a Terra e suas estações.

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pós na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom." (Gn 1:14-18).

Uma melhor tradução da passagem seria "E disse Deus: Sejam os luminares para...", pois eles já existiam quando Deus criou os céus e a terra no versículo 1 do mesmo capítulo. O Sol não foi criado no versículo 14, pois a luz já havia sido chamada à cena no versículo 3 e no versículo 5 são mencionados o dia e a noite. Portanto o Sol, a Lua e as estrelas no capítulo 14 e seguintes receberam a incumbência de governo dos ciclos que ocorrem na Terra, e serviriam também para a navegação, registro das horas, estações etc., além de simbolizarem os seres espirituais e homens com autoridade.

Espero ter lançado um pouco de luz sobre essa escuridão pregada pelos falsos profetas do Youtube. E aproveito para dizer que um verdadeiro salvo por Cristo não precisa de um cão para guiá-lo e protegê-lo dos ataques de Satanás e seus emissários, que hoje são abundantes na cristandade. Efésios 6:11 diz "revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo", e não para comprarmos um cão para este fim. Você também não precisará quebrar os espelhos de sua casa, porque só em filmes de terror eles servem para seres espirituais passarem de uma a outra dimensão. Tente passar de um cômodo para outro através do espelho e você irá se arrepender, a menos que seu nome seja Alice e você queira visitar o "País das Maravilhas".

Isto me faz lembrar do tempo em que morava em uma casa em cujo banheiro havia um pequeno gabinete de plástico com espelho, desses que compramos em lojas de material de construção ou supermercados. O espelho quebrou e fiquei de comprar um novo para colocar ali. O problema foi que me esqueci de que estava quebrado, e ao ir ao banheiro à noite olhei para onde devia estar o espelho e quase morri de susto quando não vi minha imagem, mas só o fundo de plástico cinza. Achei que tinha virado vampiro, como nos filmes.

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana