fonte

Que roupa vestiremos no céu?



https://youtu.be/ZXrgRDX7AGk

Você escreveu contando que viu meu vídeo no qual explico que os animais que aparecem no céu, como os cavalos de Apocalipse, seriam apenas simbólicos. O mesmo eu disse de espadas, armaduras e vestidos, já que no céu não existirão ferreiros, armeiros, tecelagens e oficinas de costura. Você diz concordar com tudo isso, porém ficou sem entender como será e se devemos acreditar que no céu todos ficarão nus.

Não, ninguém vai ficar pelado no céu, e quando vemos objetos materiais e tangíveis usados pelo Espírito Santo nas Escrituras como figuras ou sombras das coisas espirituais e celestiais, isto já é prova de que existe o seu equivalente no céu. Por ser impossível o cérebro humano, criado para a terra e para o tempo, entender as coisas de uma eternidade sem tempo e sem matéria como a conhecemos, a única maneira de o Espírito nos comunicar essas coisas seria usando tipos, sombras e figuras. Alguns versículos falam disso:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo... Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais... Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro... Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas... E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram..." (Cl 2:16-17; Hb 8:5; 9:24; 10:1; 1 Co 10:6).

Algumas pessoas têm dificuldade para entender figuras, e uma maneira de explicar isso é a foto de minha mãe no porta-retrato. Seria aquilo minha mãe? Sim e não. Sim porque é uma representação dela impressa em papel. Não, pois representa uma pessoa real que não é feita de papel, mas de carne e ossos. Então que tipo de roupa teremos no céu? O próprio livro de Apocalipse explica:

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." (Ap 19:7-8).

Normalmente usamos roupas, não só para fins utilitários, como esconder a nudez e proteger do frio, mas também para exibir status, realçar as linhas do corpo, causar impacto nos outros etc. Entendo que um bom exemplo de como alguém pode se vestir de "justiças" esteja no conselho dado por Pedro às esposas. Esta passagem costuma ser erroneamente interpretada pelos mais legalistas, achando que Pedro esteja dando uma lista de coisas proibidas: adornos, penteados, jóias e vestidos finos.

Se souber ler você verá que ele está insistindo para que não sejam estas coisas o enfeite da mulher, mas que ela procure se enfeitar e se vestir com o "incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus". E para isso dá o exemplo de mulheres do passado que se adornavam e se vestiam de virtudes.

"Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto." (1 Pe 3:1-6).

Meu avô foi um industrial da indústria de calçados, e todas as vezes que eu me encontrava com ele seu interesse ficava concentrado em meus pés. Ele queria saber de meu sapato, onde estava pegando, onde gastava a sola, se o couro estava perdendo o brilho etc. Mas o que isso tem a ver com o versículo acima? Muita coisa. Por trabalhar com calçados, seu interesse estava nesse item. Em um desfile de modas diferentes pessoas na plateia irão enxergar as modelos que desfilam de diferentes maneiras.

Os fotógrafos de jornais e revistas se concentrarão na beleza das moças e rapazes e nos melhores ângulos para suas fotos. Os calçadistas só olharão para os pés, e até irão rabiscar e copiar os calçados para sua própria coleção. Cabeleireiros irão se fixar no penteado, tentando decifrar como foi feito. Joalheiros ficarão de olho das jóias e um empresário do ramo têxtil não terá olhos para outra coisa a não ser os tipos e padrões de tecidos que irão vender na próxima estação. É claro que existem também os mais óbvios, como modistas, donos de confecções, grandes magazines e boutiques, que estarão de olho nos modelos das roupas. Sabia que até fabricantes de automóveis prestam atenção em desfiles para decidir as cores de seus próximos carros?

Agora leia de novo a passagem de 1 Pedro 3:1-6 e responda à pergunta: No "desfile de moda" dos cristãos em quê o Senhor está mais interessado? O que é, para o Senhor, o calçado, o penteado, a joia ou a vestimenta que importa? Exatamente, "as justiças dos santos" (Ap 19:8). Então é assim que todos no céu estarão vestidos: das "justiças dos santos".

Que aparência tem essa roupa? É impossível de nossa mente material e terrena compreender, então a Bíblia usa a figura de vestes de linho resplandecente. Mas para aquele que é espiritual já é possível perceber ainda aqui nesta vida o caimento de uma veste assim nos cristãos que conhece. A passagem de 1 Pedro, que fala da mulher, dá pelo menos cinco características dessa vestimenta que deixa as mulheres formosas aos aos olhos de Deus: elas possuem "um espírito manso e quieto..., esperam em Deus... são sujeitas aos seus próprios maridos... fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto". O contrário disso é um espírito irrequieto, excesso de autoconfiança, insubordinação, futilidade e insegurança.

Uma vez um irmão comentou: "Reparou como as mulheres cristãs são mais bonitas?". Ele certamente não estava falando de beleza física, mas de algo que somente os olhos da fé podem enxergar. Podemos encontrar pistas disso em versículos como "O coração alegre aformoseia o rosto... Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas... Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada..."  (Pv 15:13; Is 52:7; Pv 31:30).

Ao falar do Apocalipse e das vestes da Noiva do Cordeiro, William Kelly comenta da diferença entre "justiça", singular e "justiças", plural:

"'O linho fino são as justiças dos santos.' Por esse motivo, a palavra realmente significa aqui 'justiças'. É uma forma diferente de palavra e é plural. Não seria o caso se fosse uma questão do que somos feitos em Cristo. A justiça que somos feitos em Cristo é a mesma justiça para todo aquele que é feito assim. Como ocorre em relação ao pecado, ocorre também em relação à justiça — 'porque não há diferença' (Rm 3:22). Aqui João está se referindo às virtudes de cada santo, e mais ainda quando vemos os santos sendo mencionados como um todo." "The Coming and Day of the Lord viewed morally" - William Kelly

Este comentário de Hamilton Smith também pode ajudar:

"A noiva será exibida em linho fino, que, segundo nos é dito, 'são as justiças dos santos'. Tudo o que os santos fizeram por Cristo, e em Seu Nome, durante o tempo de permanência na Terra — todos os sofrimentos, censuras e insultos sofridos, todos os copos de água fria dados por Sua causa — serão lembrados nesse grande dia, e serão 'para louvor, honra e glória'. O menor ato praticado tendo Cristo como motivo é um ponto na veste que adornará a igreja quando finalmente for apresentada a Cristo sem manchas nem rugas ou algo assim. Quão bom é perceber que nenhum membro da igreja de Cristo estará ausente neste grande dia. Pequenos e grandes estarão lá. Todos os milhões de mártires que sofreram toda forma de violência e indignação nos dias da Roma pagã estarão lá: todos aqueles que passaram por horrores ainda maiores nas mãos da Roma papal terão uma resposta gloriosa para todos os seus sofrimentos . O vasto exército de santos que, ao longo dos tempos, viveu na obscuridade aos olhos de Deus, como os ignorados na terra, e dos quais não temos registro na história, será finalmente exibido na glória como parte da noiva de Cristo, 'santa e sem defeito'.". "The Revelation: An Expository Outline" - Hamilton Smith

Portanto, no céu estaremos todos vestidos, e muito bem vestidos, com uma roupa que aqui no mundo pode não ser totalmente visível para nós, que podemos ser iludidos pelo "enfeite exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos", mas que é perfeitamente visível para o Senhor, apesar de nem sempre ser percebida ou apreciada pelos homens.

Cada justiça que praticarmos aqui será um ponto a mais na urdidura do tecido que nos cobrirá quando estivermos em glória. Ninguém estará nu, todos estarão vestidos ali. Como não seria possível descrever exatamente o material e o modelo, a Palavra de Deus se limita a falar de roupas "de linho fino, puro e resplandecente". O linho é extremamente belo e o fato de ser resplandecente nos fala de glória refletida. Refletiremos a glória do Cordeiro.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça