As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Seria a Bíblia patriarcal, matriarcal ou ambas?



https://youtu.be/q5ZOQMTRtuo

Você disse que ouviu um estudante de teologia dizer que a Bíblia é patriarcal e matriarcal ao mesmo tempo, e seu argumento foi que Deus teria feito ao mesmo tempo aliança com Abraão, o patriarca, e Sara, a matriarca, comprovando que a Bíblia não seria apenas patriarcal, mas sim patriarcal e matriarcal.

Minha opinião é que esse curso de teologia que esse rapaz está fazendo deve ser péssimo, pois se ele aprendeu ali que a Bíblia é também matriarcal provavelmente nunca fez uma busca da palavra nas Escrituras. Fiz essa busca e pelo menos 4 versículos usam a palavra "patriarca", mas nenhum usa "matriarca".

"Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura... E deu-lhe o pacto da circuncisão; e, assim, gerou a Isaque e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque, a Jacó; e Jacó, aos doze patriarcas... E os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas Deus era com ele... Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos." (At 2:29; 7:8-9; Hb 7:4).

Existe um movimento que tenta transformar Deus em um gênero neutro ou abrangente, como Ele/Ela ou Pai/Mãe. A "Igreja da Suécia", entidade oficial derivada do luteranismo, já determinou que a fé cristã não pode ser baseada em uma teologia patriarcal. Resta saber se a oração do Pai Nosso será transformada em Mãe Nossa ou algo parecido. Tudo isso me cheira a coisa de feministas que ainda não encontraram sua identidade e se sentem recalcadas por uma realidade que não pertence a elas determinar qual seja.

Deus criou primeiro um homem e dele tirou a mulher. Os anjos também foram criados diretamente por Deus e não há qualquer indicação de que tivessem um gênero feminino, sendo chamados de "filhos de Deus" em Jó 38:7. Em Gênesis 6 temos o caso de anjos que deixaram sua habitação original para assumir um corpo masculino e fecundar mulheres humanas, e isso já deveria nos ensinar algo a respeito do gênero dos seres criados por Deus. Repare nestas passagens:

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada." (Gn 2:7, 21-23)

Em Jó 38:7 lemos, referindo-se aos anjos criados antes dos seres humanos, que "todos os filhos de Deus jubilavam", e em Gênesis 6:1-2 nos é dito que alguns deles assumiram uma forma humana masculina para procriar: "E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.". Estes receberam a paga por sua rebelião, como descreve a epístola de Judas 1:6: "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia".

Quando o assunto é gênero a Bíblia deixa claro que o Senhor determinou uma distinção entre Adão e Eva e também chamou a ambos de Adão porque a palavra significa simplesmente "Humano".

"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados." (Gn 1:27-28). O Senhor Jesus confirma isso no Evangelho de Mateus 19:4: "Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea?". Uma afirmação assim feita na foram interrogativa tem por objetivo jogar a responsabilidade sobre o ouvinte, como se estivesse dizendo, "Será que você é ignorante disto?".

Vemos que desde a criação do ser humano todas as genealogias foram registradas a partir do homem, o patriarca de cada família, não da mulher. O capítulo 5 de Gênesis e muitos outros demonstram isso, inclusiva é o que vemos também na genealogia do Senhor Jesus nos Evangelhos. Portanto não existe fundamento para esse delírio feminista e o mais honesto que essas pessoas poderiam fazer seria rejeitar a Bíblia completamente, ao invés de querer introduzir nela suas próprias interpretações, como um bebê que tenta enfiar uma peça quadrada no buraco circular de seu quebra-cabeça.

Semana passada vi uma mulher de origem humilde, moradora de comunidade, dando num vídeo uma lição nas feministas. Ela dizia que se as feministas estivessem assim tão preocupadas com as mulheres gastariam menos tempo fazendo manifestações e mais tempo ajudando as mulheres pobres que não têm quem as ajude. Segundo ela, quando filhos de pobre ficam doentes a mãe não pode parar de trabalhar e precisa deixar a criança sozinha no hospital. Nenhuma feminista vai lá dar uma mão, mas quem faz isso são senhoras católicas e evangélicas que se organizam para amparar mães pobres com filhos doentes.

https://www.respondi.com.br/2018/04/posso-ser-crista-e-feminista.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana