fonte

Salomão perdeu-se eternamente?



https://youtu.be/lAYE-UBzuac

Você pergunta se Salomão era feiticeiro e idólatra, e se por tudo o que fez ele teria se perdido eternamente. A questão de quem é ou não salvo compete exclusivamente a Deus, o único que conhece os corações. Nós podemos apenas detectar indícios que nos ajudam a ponderar sobre a salvação de alguém, mas eu diria que a única pessoa de cuja salvação eu tenho absoluta certeza sou eu mesmo. E você deve dizer o mesmo de si e o mesmo vale para cada um que creu em Jesus.

A questão de Salomão ter ou não sido salvo geralmente é levantada por quem não conhece a graça e misericórdia de Deus. Misericórdia é Deus não dar ao crente o que ele merecia, isto é, a condenação eterna, e graça é dar o que ele não merecia, a salvação. Pessoas cheias de justiça própria são rápidas em julgar quem não anda segundo sua própria cartilha, como fez o fariseu cheio de justiça própria em sua oração no Templo ao lado do publicano, cheio de pecados, porém arrependido e justificado.

Que Salomão colecionou muitos erros e pecados ninguém pode negar, mas muitas das lendas esotéricas e supersticiosas envolvendo seu nome têm a ver com sua notoriedade. Ora, você acha que Deus usaria um feiticeiro para escrever ao menos três livros da Bíblia? Pensar assim seria o mesmo que achar que poderíamos encontrar entre os escritos apostólicos uma suposta "Epístola de Judas Iscariotes".

Salomão é autor de Provérbios, Cantares e Eclesiastes. Foi ele que Deus usou para construir o Templo de Jerusalém e para ser uma figura de Cristo em seu reinado de paz no Milênio. O Senhor havia dito a Davi: "Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai." (1 Cr 28:6).

O fato de ele ter caído em idolatria não significa que tenha sido condenado eternamente, pois certamente se arrependeu daquilo. Ou será que você também acha que não encontrará o apóstolo João no céu? Afinal, em Apocalipse por duas vezes João é mostrado adorando um anjo, o que é idolatria. Mas ele foi repreendido e aprendeu a lição. Veja as passagens:

"E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." (Ap 19:10).

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." (Ap 22:8-9).

Quando ler Eclesiastes considere aquilo a confissão de um homem que reconheceu sua pequenez apesar de sua grandeza exterior, e se arrependeu de ter buscado no lugar errado a satisfação para sua alma. Não sei exatamente se ele escreveu essa confissão no final de sua vida ou não, mas uma coisa é importante quando olhamos para Salomão: Deus o escolheu para ser uma figura do verdadeiro Messias de Israel. Se Davi é figura de Cristo vindo como um Rei guerreiro para destruir seus inimigos e estabelecer o reino na terra, Salomão é figura de Cristo reinando por mil anos com justiça e paz, como foi o reino de Salomão.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça