fonte

Como um cristão deve lidar com a depressão?



https://youtu.be/Of6djWqxmXY

Uma irmã escreveu contando estar em profunda depressão, descrevendo o que sentia: "A vida perde o sabor. Aquilo que era doce agora é amargo. Não tem mais cor, há desinteresse, tédio, falta de vontade, vigor e força. É cinza e turvo a visão de quem tem essa doença. Não há futuro, só um presente penoso e ás vezes incerto.É isso o que eu sinto. E eu confesso que é maravilhoso ter a certeza da salvação, contemplar a Glória de Cristo. Mas estou confusa. Me sinto corroída por dentro."

Enviei a ela uma resposta e ela retornou agradecendo assim: "Obrigada! Glórias a Deus porque Deus é bom! Eu consigo me lembrar do aperto que eu sentia no coração um pouco antes de escrever essa mensagem. Tinha o desejo de sumir. Há um ano que eu sentia isso e hoje o Senhor me livrou desse pesar! Graças! Obrigada por responder, irmão."

O que respondi a ela, e parece ter sido de ajuda, foi que a depressão pode ser consequência de disfunções químicas do organismo, por isso é sempre bom consultar um médico em casos assim. Ter a certeza da salvação e de que a qualquer momento estaremos com o Senhor não deveria causar depressão, muito pelo contrário. Deveria causar um ânimo ainda maior de servir ao Senhor no breve tempo que ainda nos resta aqui, de anunciar a outros o seu amor, de levar mais pessoas a conhecerem sua maravilhosa graça.

Pense numa pessoa no aeroporto prestes a embarcar que se lembrou de que tem pouco tempo para comprar presentes para toda a família. Ele não vai ficar sentada se lamentando, mas vai correr de um lado para outro, de loja em loja, escolhendo o que existe de melhor para levar para os seus queridos. A certeza da Salvação e do embarque iminente para o céu não nos leva ao marasmo e depressão, muito pelo contrário. Isso gera em nós um senso de urgência.

"E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: NEGOCIAI ATÉ QUE EU VENHA." (Lc 19:13).

Um bom texto para entendemos a atitude que devemos ter neste exílio em que vivemos no mundo, enquanto aguardamos nossa ida para nosso lar celestial, é a carta que Jeremias enviou aos judeus cativos que estavam habitando em Babilônia. Eles estavam fora de sua amada Jerusalém, eram ali cidadãos de segunda categoria, tinham seus pensamentos no lar da terra prometida, mas nada disso devia desanimá-los. Pelo contrário, o Senhor, por meio do profeta Jeremias, os exorta a serem ativos e produtivos enquanto estivessem ali aguardando sua libertação.

"Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais; porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jr 29:4-14).

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça