fonte

De quem é a culpa em caso de aborto?



https://youtu.be/7k4eTcusjms

Não tenho dúvidas de que o aborto seja um pecado horrível aos olhos de Deus. A vida pertence a Deus e não cabe ao homem decidir terminá-la ainda dentro do útero da mãe porque aquele já é um ser valorizado por Deus. Jesus já era Jesus ainda no ventre de Maria, ele era um ser vivo e integral em sua Pessoa desde o momento em que foi gerado no ventre de Maria.

"Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." (Lc 1:30-25).

Fica muito claro que Maria já carregava em seu ventre, não uma célula sem personalidade, mas um Ser santo e até com nome e missão determinados. Já pensou que desastre seria se Maria fosse uma mulher moderna e progressista, que tivesse um quadro na parede de seu quarto com os dizeres "MEU CORPO, MINHAS REGRAS"? Pense nas consequências de ela decidir se livrar daquela gravidez indesejada — sim, porque para todos os efeitos até José pensou em desfazer o noivado quando soube que ela tinha ficado grávida de outro! Maria devia ter, segundo a tradição judaica, uns doze anos de idade ao ser prometida a José, e menos de quatorze anos ao se tornar mãe de Jesus.

Sendo Deus o Criador da vida, é somente ele quem tem o direito de decidir como dispor dela. "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela... Todas as vidas são minhas, tanto a do pai como a do filho; e aquele que pecar é que deve pagar com a própria vida!... Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem." (1 Sm 2:6; Ez 18:4 KJA; Gn 9:6).

Repare que no último versículo Deus condena tanto o que tira a vida de seu próximo, como também ordena que a vida do homicida seja tirada. Ou seja, foi ali que Deus institui a pena de morte para certos tipos de crimes, e nunca mais a revogou. Porém os homens, achando-se mais sábios que Deus, deixaram de aplicar a pena de morte em alguns países, o que é um erro aos olhos do próprio Senhor que deu a eles autoridade de governar.

Então os primeiros culpados no modo de lidar com os crimes que atentam contra a vida, seja de um adulto ou de uma criança em formação, são os legisladores que votam a favor de uma pena mais branda que a morte para homicidas e pena nenhuma para os homicidas em versão "aborto".

Mas e se a gravidez for fruto de um estupro? Então vemos um crime dar sequência a outro crime, caso decidam interromper a gravidez. Em Gênesis 34:2 vemos o caso de Siquém, que estuprou Diná: "E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a." Aquilo levou a consequências terríveis em seu desdobramentos, mostrando que um pecado sempre leva a outro e a mais outro, às vezes até mais graves que o primeiro.

Mais tarde, quando foi dada a Lei, ela incluía em Deuteronômio 22 diferentes formas de violação a mulheres com diferentes penalidades. O estuprador arruinava a vida da jovem estuprada, pois deixando de ser virgem ela não conseguiria mais se casar e obter sustento, o que tornava o estuprador responsável em se casar com a jovem violada para sustentá-la por toda a vida. Mas havia também situações em que a pena de morte era aplicada ao estuprador. "Se, contudo, um homem encontrar no campo uma jovem prometida em casamento e a forçar, somente o homem morrerá." (Dt 22:25 NVI).

E quando se tratasse da violação de uma menor indefesa? O que já disse sobre a idade em que as meninas eram dadas em casamento na antiguidade mostra que uma menina passava a ser considerada mulher quando estivesse pronta para engravidar. Mas se fosse molestada quando criança, a gravidade seria infinitamente maior, pois o assunto foi tratado diretamente pelo Senhor nos evangelhos.

"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. ... Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste." (Mt 18:5-6, 10).

Segundo a Bíblia o estuprador é passível de pena de morte, mas considerando que os legisladores que Deus coloca como autoridades no governo do mundo decidiram suprimir a pena capital, temos uma sequência de crimes e seus responsáveis: Primeiro, o estuprador que violenta uma menina; depois os legisladores, que se omitem em obedecer o mandamento dado por Deus em Gênesis 9, quando Deus instituiu o governo humano com poder de vida e morte sobre seus governados.

"Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem." (Gn 9:5-6).

Antes que você esteja achando que eu iria me juntar às turbas de católicos e evangélicos com sangue nos olhos que gostam de caçar estupradores desejosos de castrá-los com motosserra, esqueça. Na lista de culpados da humanidade eu me incluo também, por ser igualmente nascido em pecado e trazer dentro de mim uma carne que possui todo o potencial para os piores crimes já cometidos. O Senhor Jesus disse: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mt 15:19).

Neste ponto percebo você querendo dizer que nunca seria capaz de molestar um garotinho ou estuprar uma menina. Se assim for, então Jesus se enganou, ou talvez seja o caso de você ter vindo de outro planeta. Porque dos seres humanos nascidos no planeta Terra ele disse que de seus corações, inclusive do meu, procedem toda sorte de crime e maldade. E tem mais:

"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos." (Rm 3:9-18).

Quando Jesus disse que do coração do homem procedem "maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" ele incluiu eu e você. E quando Paulo escreveu o que éramos e de como fomos purificados, ele incluiu mais alguns pecados na lista: "Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Co 6:10-11).

É neste ponto que algum erudito no grego, hebraico e até na língua Klingon de "Jornada nas Estrelas" vai querer discutir dizendo que no original adúltero não é adúltero, efeminado não é efeminado e sodomita não é sodomita. E também é aqui que eu e outros iremos discordar, dizendo que NUNCA praticamos essa lista toda de iniquidades, mas aí trombamos com a declaração do Senhor em Mateus 5:

"Todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo... Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." (Mt 5:22-28).

Conheço um homem idoso que não tinha costume de ver TV de madrugada e uma noite perdeu o sono decidiu ligar a TV. Ficou escandalizado com o que viu. Não falo dos pastores que pedem dinheiro na calada da noite, mas dos programas de pornografia, hoje liberados para a madrugada. A perversão sexual e as fantasias que geram é hoje coisa comum na mente de todas as pessoas, graças à facilidade de acesso nas diferentes mídias.

No primeiro capítulo de Romanos a partir do versículo 26 o Espírito Santo descreve o ponto a que chegaram os seres humanos, incluindo mulheres que "mudaram o uso natural, no contrário à natureza" e os homens que, "deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza... para fazerem coisas que não convêm".

Ok, você talvez me diga que tem formação cristã e nunca praticou tais coisas, mas repare como termina o capítulo: "são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.". Será que nunca ficou curioso de dar uma espiadinha para ver como é, nem que tenha sido com um olho só? O nome disso é voyerismo, a prática do que não se envolve na coisa em si, mas tem prazer em observá-la da platéia para alimentar suas tentações e luxúria.

Tudo isso eu disse para que você solte as pedras (ou a motosserra) que trazia nas mãos antes de qualquer ação contra estupradores ou outros culpados. Que um estuprador é culpado não há dúvida, mas os legisladores que votam contra a pena capital também são. Os legisladores voltam à cena também quando o assunto é o aborto permitido por lei, que é apenas mais uma modalidade de infanticídio. Digo "modalidade", pois existem muitas, inclusive as de algumas etnias indígenas da Amazônia que, além de usarem de meios naturais de provocar o aborto, matam os bebês caso venham ao mundo com algum defeito físico ou mental, ou sejam gêmeos ou albinos. Os bebês são enterrados vivos.

O que dizer da responsabilidade dos responsáveis por uma criança estuprada que engravida e é encaminhada para o aborto? Digo isto porque a criança é totalmente inocente, e nem mesmo pode ser responsabilizada por não querer que a gravidez fosse levada a termo. Hoje muitos pais educam suas filhas com a ideia de que assassinar o bebê é menos ruim que trazer ao mundo um filho de estupro. Uma educação correta inclui mostrar que, no mundo arruinado pelo pecado no qual vivemos, pais e filhas podem um dia se deparar com uma decisão assim, e que ter um filho não é a pior coisa do mundo, existindo sempre a possibilidade de entregá-lo à adoção.

Antes que você use a motosserra em minha língua por dizer isso, saiba que adotei um filho de prostituta com pai desconhecido, que nasceu cego, aleijado e com paralisia cerebral.

Mas você, que é favor do aborto em caso de estupro, o que lhe dá a certeza de não ser também alguém que veio ao mundo nessa condição? A possibilidade existe para cada um de nós. Você fez um exame de DNA para ter certeza de que seus pais são seus pais? E seus avós? Bisavós? Tataravós? Grande parte da população mundial descende de um estupro de algum ancestral, cuja gravidez, se abortada, teria apagado seu perfil das redes sociais por você nunca ter existido.

Já reparou quantos judeus existem louros ou ruivos, de olhos verdes ou azuis? Você acha que eles são realmente descendentes dos povos semitas, que são por natureza morenos, de tez e olhos escuros? Foi um judeu que mais parecia o filme "Inferno na Torre", com barba e cabelo vermelhos como fogo e olhos azuis como o mar, quem me explicou isso.

Nos milhares de anos que os judeus viveram errantes pelo mundo, era comum povos bárbaros germânicos ficarem entediados de beber cerveja e brigarem entre si, então invadiam aldeias de judeus para matar e pilhar. Os homens eram mortos, as mulheres e meninas estupradas, e meninos também não escapavam de ser molestados e feitos escravos sexuais, um hobby tolerado até nas melhores famílias da Roma antiga.

Nos últimos três mil e trezentos anos, a definição universal aceita por todos os judeus, sem exceção, é a da Halachá (Lei Tradicional da Torá), que reza que "Qualquer pessoa nascida de mãe judia é um judeu". Considerando que é a mãe quem transmite o status de judeu aos filhos, a raça foi assim preservada até os dias de hoje, embora bem mais colorida que o modelo original encontrado no Oriente Médio. Portanto, você, garota judia de cabelos louros ou ruivos e olhos verdes ou azuis, que tal pensar duas vezes antes de vestir aquela sua camiseta "MEU CORPO, MINHAS REGRAS"?

Eu sou descendente de portugueses e italianos, estes últimos principalmente do sul da atual Itália. Ora, durante oitocentos anos ou mais a Península Ibérica, onde estão Portugal e Espanha, foi dominada por mouros de pele escura vindos da África. Tamanha foi a miscigenação ocorrida por estupros e casamentos mistos que hoje essas populações têm predomínio de cabelos e olhos escuros.

No sul da Itália não foi diferente. Eu, que tenho cabelos e olhos castanhos e tez morena, sou provavelmente descendente de uma cruzada, não daquelas que tentavam libertar Jerusalém, mas de alguma donzela cruzada à força por algum garboso cavaleiro mouro. Quando visito algum restaurante árabe ou casa de quibes e esfirras, fico imaginando se aquela tapeçaria na parede mostrando um árabe a cavalo raptando uma donzela não teria algo a ver com minhas origens ancestrais.

A boa notícia é que, mesmo na pior lista de culpados em um caso de estupro de menor seguido de aborto — estupradores, legisladores, médicos e pais da criança — Deus está pronto a perdoar todo pecador que vai a ele arrependido de seu pecado e clamando por salvação. Até mesmo o estuprador? Sim, ele não é mais culpado que o apóstolo Paulo que, antes de sua conversão, prendia e enviava à morte famílias inteiras de cristãos. Preciso dizer o que os soldados faziam com as meninas que eram presas?

O estuprador, as autoridades com suas leis tortas, os médicos que levaram a cabo a morte do bebê, os pais da menina, atordoados com tantas vozes dizendo o que deviam fazer... Existe um perdão para todos porque "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Tm 1:15). Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus ela é perfeitamente perdoada de todos os seus pecados, mesmo sendo um criminoso como foi aquele que da cruz pediu para o Senhor se lembrar dele quando entrasse no seu reino. Jesus não deu um perdão por medida, mas completo e cabal: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lc 23:43).

Se você está se sentindo indignado com a magnitude da misericórdia e graça de nosso Senhor Jesus Cristo, por ela incluir até perdão para estupradores de crianças é porque ainda não entendeu o evangelho  e, o que é pior, você se acha melhor que estupradores, bandidos, traficantes, assassinos etc. Se for este o seu caso não há salvação para você, por mais religioso que seja, pois "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" (1 Tm 1:15). Se você não se considera pecador já foi reprovado na primeira condição para receber o perdão e a salvação. "Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento." (Lc 5:31-32). 

Termino com o texto de Rebecca Kiessling, filha de uma mãe que, depois de ter sido estuprada, decidiu seguir adiante com a gravidez:

"Todos nós já ouvimos alguém dizer: 'Sou contra o aborto exceto em casos de estupro...' ou 'A mãe deve decidir, principalmente em casos de estupro...' Você já chegou a considerar o insulto que é dizer a alguém 'Acho que sua mãe devia ter abortado você'? É como dizer 'Por mim você devia estar morta'. E é isso o que ouço todas as vezes que alguém diz que é a favor do aborto em caso de estupro, porque eu eu sou uma que teria sido abortada se a lei do estado de Michigan permitisse o aborto quando eu ainda era um feto. Posso garantir a você que ouvir essas coisas me faz mal.

Mas eu sei que a maioria das pessoas nunca pensam em um ser humano real ao se referirem ao aborto. Elas falam do aborto como se não passasse de um conceito. Dão sua opinião, deixam o assunto de lado e logo se esqueceram. Eu realmente espero que, por ter sido gerada de um estupro, eu possa ajudar a dar um rosto e uma voz à questão do aborto." — Rebecca Kiessling

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça