fonte

A Bíblia proíbe a mulher de cortar o cabelo?



https://youtu.be/KVaUokqMInA

Em sua carta você pergunta sobre corte de cabelo da mulher, modo de vestir, etc. Embora a Palavra seja clara quando diz que o cabelo é a glória da mulher e, portanto, ela deve deixá‑lo comprido, não encontro nada que a proíba de cortá‑lo. Entendo que a mulher não deve rapar a cabeça e nem cortar o cabelo curto, mas nunca vi nenhuma passagem que a proiba de aparar suas pontas. Querer afirmar isto é ir além do que está escrito.
Alguns afirmam que a proibição esteja em 1 Coríntios 11, mas ali não está falando de cortar o cabelo, mas de rapar a cabeça.

1Co 11:6  Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

Muitas pessoas têm dificuldade em entender que existe uma diferença entre "cortar" e "tosquiar" na língua portuguesa e também em qualquer idioma. Consultei três dicionários e eles mostram que tosquiar .

tosquiar: Aparar rente (a lã das ovelhas); cortar rente (o cabelo das pessoas).
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=tosquiar

tosquiar: Cortar rente a lã ou o pêlo de.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=tosquiar

Tosquiar: Rapar, cortar rente.
http://www.dicionariodoaurelio.com/Tosquiar.html

A passagem de 1 Coríntios está dizendo que a mulher não deve rapar a cabeça. A palavra no grego é "keirō",  também usada para barbear-se, isto é, rapar-se com uma navalha.

Quanto às vestes, devemos procurar nos vestir com modéstia e bom senso, e isto inclui entendermos a época e o país em que vivemos. No oriente médio os homens usam vestidos, como nos tempos dos primeiros cristãos, e lá não é nenhum escândalo um cristão usar um vestido. Colocar regras e modêlos de roupas para os crentes, como fazem alguns, é excluir irmãos e irmãs fiéis que moram em lugares como a África ou a Índia e que se vestem diferente de nós. Seria interessante se você pudesse encontrar em alguma livraria evangélica o livro "O Segredo Espiritual de Hudson Taylor" publicado pela Mundo Cristão. Hudson Taylor foi um dos maiores missionários do século passado e por meio dele e da Missão Para o Interior da China que ele fundou, milhares de pessoas naquele país receberam o evangelho e foram salvas.

Quando ele chegou à China, os missionários ingleses viviam apenas em algumas poucas cidades do litoral e ninguém se atrevia a entrar pelo interior. Também quase não havia fruto do trabalho e os chineses achavam estranhos aqueles homens vestidos de maneira engraçada. Quando Hudson Taylor viu que ao pregar, os chineses prestavam mais atenção na sua roupa do que na mensagem, decidiu vestir‑se como os chineses. Passou a usar sapatilhas, calças e blusões largos de cetim, e até mesmo tingiu seu cabelo de preto e colou tranças postiças em sua cabeça, usando ainda um chapéu no formato de um cone. Foi expulso da missão a qual estava ligado e os outros missionários passaram a criticá‑lo e perseguí‑lo por não se vestir de terno e gravata, como era o costume dos cristãos inglêses. Mas a partir daí os chineses não reparavam mais nas roupas de Hudson Taylor e começaram a ouvir sua mensagem. Deus começou a salvar aquelas almas e Hudson iniciou a Missão Para o Interior, na qual todos os missionário vindos da Inglaterra se vestiam como chineses.

Despeço‑me, rogando a Deus que possa guiá‑lo no conhecimento da Sua vontade, para que não se firme em homens, doutrinas, dogmas e nem mesmo na sua própria vontade. Somente em Cristo encontramos o que precisamos. "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus".
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça