fonte

Deus induz alguém a pecar?



https://youtu.be/1iAMHiaJSWQ

Você nos perguntou se Deus induz alguém ao pecado. A resposta encontra‑se em Tiago 1.13: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte".

Portanto, Deus não nos induze a pecar. Porém há ocasiões em que Ele permite que sejamos tentado para que nossa fé se fortaleça, mas Ele providencia para que tenhamos força suficiente para não cairmos. "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (1 Co 10.13). Por isso ninguém poderá dizer que caiu em pecado por não ter tido forças para suportar uma tentação.

A Palavra nos diz que o Senhor "como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" Hb 4.15. Isto significa que o Senhor esteve exposto a todo tipo de tentação às quais estamos expostos também. A grande diferença está no fato de que, sendo Ele Deus feito homem, e não participante da linhagem de Adão, não tinha a mesma natureza que herdamos de Adão. O Senhor era tentado mas sem pecado, ou seja, não havia uma resposta no Seu interior que atendesse aos apelos da tentação. Não era possível Ele pecar pois Sua natureza, mesmo quando esteve aqui como homem, era uma natureza divina.

Hoje temos a natureza divina, após crermos em Cristo, porém ainda conservamos a velha natureza. Quando somos tentados, temos dentro de nós uma velha natureza pecaminosa que, se permitirmos, irá responder aos apelos da tentação e dará à luz o pecado. Isto nunca acontecia com o Senhor. Ele recebia o ataque da tentação vinda de fora, mas dentro de Si não havia nada que o fizesse inclinado a atender aos apelos da tentação.

Com isto alguém poderia pensar que ficamos, assim, livres de qualquer responsabilidade quando somos tentados. Alguém poderia dizer que não consegue refrear os seus desejos pecaminosos e que o Senhor conseguia porque era diferente de nós. Evidentemente, estamos ainda em um corpo sujeito ao pecado, mas Deus nos dotou de tudo o que precisávamos para que não pecássemos mais. Depende de quem deixamos que vá atender a porta quando toca a campainha da tentação; ou o velho homem, ou o novo homem.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça