fonte

Qual o significado do fermento em Mt. 13:33?



https://youtu.be/pJ2hbklCsb8

"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado."

Em caso de dúvida, pergunte para a Bíblia. O que é fermento na Bíblia? Tem algum outro lugar que explica o que é fermento? (1CO 5:6) - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Em TODAS as vezes que aparece, "fermento" tem uma conotação de mal e pecado. Interpretar diferente aqui é dar ocasião ao erro.

O mal, tipificado pelo fermento, é introduzido por uma mulher, algo muito parecido com a idéia de que "a igreja ensina...". A igreja na Bíblia é apresentada como uma mulher ou, em seu caráter infiel, prostituta em Apocalipse. Jamais a igreja deveria ensinar, no sentido de instituição (mulher). Ao contrário, a igreja aprende através do Espírito por meio dos dons.

Portanto a idéia é de que o mal fez o reino de Deus crescer neste mundo, assim como no caso da semente de mostarda, que se transforma em árvore que abriga agora todo tipo de aves. Quanto aos pássaros que se aninham nela, coisa boa não é. Lembre-se de que na outra parábola eles são emissários de Satanás comendo a semente.Importante entender que a parábola aqui mostra o aspecto exterior do Reino de Deus, um reino cujo rei foi expulso dele. Portanto é algo desfigurado, influenciado por homens e por ministros de Satanás. Outras árvores que aparecem na Bíblia são a de Faraó e a de Nabucodonosor, grandes reinos humanos. A mostarda nunca deveria se transformar em árvore. É estranho à sua natureza.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça