fonte

A Biblia fala em reencarnacao?



https://youtu.be/PcooPJsvcY4

Se ler ou assistir meu testemunho de conversão verá que há uns 30 anos eu acreditava em reencarnação e tudo mais. Eu era um espiritualista envolvido em esoterismo. www.stories.org.br/angels.html  Ao contrário do que você e o espiritismo afirmam, não há na Bíblia entrelinhas com idéias de reencarnação. Aliás, existe até uma afirmação categórica da vida única que temos neste mundo:


Heb 9:27-28  "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação."

Você escreveu: Sempre tive interesse na Bíblia, mas estudo com a mente livre de qualquer dogma religioso.

Isso é ótimo. Livre-se também dos dogmas espíritas.

Você escreveu: Há dois mil anos as pessoas estavam muito imaturas para compreender essa mensagem, então o Mestre falava em parábolas, lançando a verdade adornada de contos

A idéia de dizer que há dois mil anos as pessoas eram imaturas para compreender a reencarnação não procede. Muitos povos da época já acreditavam em reencarnação, como é o caso das religiões da Índia e do oriente.A questão é que Jesus nunca ensinou coisa alguma sobre reencarnação por esta não existir.

Alegar imaturidade de uma população por ter vivido há dois mil anos é chamar de imaturos os gregos que nos legaram seus ensinamentos de como organizar uma sociedade, ou desprezar o fato de que hoje somos uma república por causa deles (primeiro por Platão, depois pelos romanos). Temos um sistema legal baseado no direito romano, do mesmo império de há 2 mil anos. Até hoje nossos "sábios modernos" se vêem em papos de aranha para descobrir como os egípcios de há 4 mil anos fizeram o que fizeram.

Enfim, considerar os povos antigos imaturos é uma atitude no mínimo pretensiosa e que revela falta de humildade. Eu não me acho nem um pouco mais inteligente ou maduro do que qualquer personagem que encontramos na história antiga. Muito pelo contrário, sinto-me pequeno diante da capacidade intelectual deles. Escrevia algo no link abaixo para alguém que chamou o livro de Gênesis de "historinha de criança": http://www.respondi.com.br/2009/12/seria-o-genesis-historinha-de-crianca.html

Você usa a passagem da transfiguração para embasar suas idéias sobre reencarnação, mas a transfiguração não é uma reencarnação: Elias e Moisés estavam ali, eles mesmos, glorificados como estarão os salvos por toda a eternidade, e não espíritos reencarnados em outros corpos nascidos nos tempos de Jesus.

Se pudermos usar uma concepção moderna para o que aconteceu ali, está mais para uma brecha aberta no tempo do que para qualquer idéia de reencarnação. Os três discípulos (Pedro, Tiago e João) contemplaram uma cena atemporal (o tempo deixará de existir na eternidade) e viram Cristo glorificado junto aos que são dele. É por isso que um pouco antes Jesus disse que alguns dentre os discípulos não passariam pela morte antes que vissem o reino:

Mar 9:1 Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de Deus com poder.
Mar 9:2 E, seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte, e transfigurou-se diante deles.

Você escreveu: Elias estava morto há séculos quando o Mestre fala isso. É claro como o sol!

Não tão claro assim. A idéia do espiritismo de que João Batista fosse Elias reencarnado tem alguns furos. O primeiro é o fato de Elias não ter morrido, mas subido ao céu com corpo e tudo.

2Rs 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

A insistência em criar uma teoria assim tropeça até na própria declaração de João Batista, quando lhe perguntaram se era Elias:

Joã 1:21 E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.

Cabe aqui sua própria expressão: "Com o perdão da palavra, só um fanático não enxerga o óbvio nesta passagem."

Escrevo em detalhes sobre esta questão aqui: http://www.respondi.com.br/2005/05/joo-batista-era-elias.html

Você fez um comentário no Youtube:  Como pode Ele permitir que uma criança que nunca fez o mal, nem condições de conhecer os ensinamentos de Jesus tem, pode ser sequestrada, estuprada e morta?

Porque Deus existe é que essas coisas acontecem. Explico: o que a Bíblia diz? Que Deus criou o homem e quis dar a ele tudo o que havia de bom e de melhor. Pergunto: o homem quis? Não, o ser humano quis ser dono de seu destino, quis ser conhecedor do bem e do mal, quis mandar no próprio nariz.

Tudo o que vemos ao redor nada mais é do que a confirmação de que Deus estava certo e o homem estava errado quando Deus disse "se dela (do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal) comerdes, morrereis". Toda a maldade do mundo é prova de que Deus existe e estava certo e o homem errado.

O resto da história você conhece, ou seja, de como Deus providenciou uma saída para aquele que crê poder ser salvo e ter seu lugar garantido no céu. Enquanto isso o mundo continuará jazendo no maligno, sob o domínio de seu príncipe que é o diabo, e toda sorte de atrocidades continuará a ser cometida.

O que se poderia esperar de um mundo que, quando o Filho de Deus desceu aqui na forma humana, o pregou numa cruz?

A pergunta não deve ser "Por que Deus permite tanta atrocidade no mundo?", mas "Por que Deus ainda não desistiu de salvar o ser humano?".

Se quiser ler o que escrevi especificamente sobre o espiritismo:

http://www.respondi.com.br/2008/02/o-espiritismo-acredita-nas-palavras-de.html
http://www.respondi.com.br/2005/11/o-que-acha-do-espiritismo.html
http://www.respondi.com.br/2008/02/jesus-nao-disse-para-nao-julgarmos.html
http://www.respondi.com.br/2006/08/no-acha-reencarnao-uma-idia-mais-lgica.html
http://www.respondi.com.br/2008/03/espiritas-sao-melhores-que-evangelicos.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/os-espiritas-acreditam-so-nos.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/doutrina-espirita-baseada-na-biblia.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/reencarnacao-e-uma-doutrina-racista.html
http://www.respondi.com.br/2007/10/nao-preciso-fazer-nada-para-entrar-no.html
http://www.respondi.com.br/2006/04/seria-este-blog-uma-injria-chico.html
http://www.respondi.com.br/2005/11/ajudar-uma-organizao-esprita.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/religio-boa-que-faz-pessoa-sentir-se.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/existe-reencarnao.html
http://www.respondi.com.br/2008/03/como-provar-os-espiritos.html
http://www.respondi.com.br/2008/04/preciso-ler-biblia-toda-para-ser-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2008/02/biblia-foi-realmente-inspirada.html
http://www.respondi.com.br/2008/08/se-23-da-humanidade-cre-na-reencarnacao.html
http://www.respondi.com.br/2008/02/em-que-parte-da-biblia-devemos-crer.html


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça