As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Os puritanos foram salvos?



https://youtu.be/xDhfTsyqZd4

Você perguntou se eu acredito que os puritanos possam ter sido salvos. Eu realmente não conheço muito desse movimento e até precisei dar uma olhada na Wikipedia para saber mais. Mas quando alguém me pergunta se fulano ou sicrano foi salvo, eu digo que existe uma pessoa da qual eu tenho certeza absoluta da salvação: eu. Todos os outros eu deixo para Deus. Se alguém creu em Cristo como Salvador, independente de ser puritano ou estar em algum outro grupo religioso, esta pessoa terá sido salva.

Sempre existiram diferentes movimentos, alguns com doutrinas mais ou menos bíblicas, e às vezes até com doutrinas avessas à Verdade das Escrituras. Mas dentro desses grupos de cristãos professos sempre existem alguns que ignoram seus erros e realmente creem na Palavra de Deus e em Cristo como Salvador e Senhor. Geralmente não estão entre os líderes, mas entre os mais simples do povo.

Então não é seguro generalizar dizendo se este ou aquele grupo ou movimento é formado por pessoas salvas porque Deus não salva grupos e nem movimentos, ele salva indivíduos. Alguém pode pertencer a um grupo religioso por ter nascido ali ou se filiado a ele e nem mesmo saber em quê acreditam, sendo então alcançado pela Palavra de Deus e experimentando uma conversão genuína. Outros podem já ter vida pelo contato com a Palavra aplicada pelo Espírito, mas ainda não desfrutam da certeza de uma salvação consumada. É o caso do homem do capítulo 7 de Romanos antes de atingir o capítulo 8 quando conhece a libertação de seus pecados e a habitação do Espírito Santo.

Veja que até mesmo dentre os de Tiatira, que no livro de Apocalipse representa o testemunho cristão no mundo sob a égide da Igreja Católica, é mostrado um remanescente que o Senhor identifica como ignorantes das profundezas de Satanás. Pessoas assim você pode encontrar até mesmo em seitas anticristãs, como Testemunhas de Jeová e Mórmons. Mas volto a dizer, não são os mais letrados, e sim pessoas simples que ignoram os meandros satânicos das doutrinas dessas seitas. Veja a passagem de Apocalipse e em como o Senhor preza os ignorantes que depositam uma fé simples e genuína nele e em sua Palavra.

"Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha." (Ap 2:24-25).

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:25-30).

"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção." (1 Co 1:26-30).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana