As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Devo tentar convencer um apóstata?



https://youtu.be/5Wm1UlsIJhA

Você escreveu dizendo que seu colega abandonou o sistema denominacional e começou a estudar a Bíblia apenas para atacar as denominações. Agora ele diz que o Espírito Santo não é uma Pessoa da Trindade, que precisamos usar o nome hebraico para Jesus ou não seremos ouvidos, que os Evangelhos de Mateus e João não foram inspirados, que Salomão não recebeu sabedoria de Deus, mas do diabo, que desobedeceu a Deus ao construir o Templo, que a serpente teve relações sexuais com Eva gerando Caim, dentre outras aberrações. Devo tentar convencê-lo de seus erros ou me afastar dele?

Hoje quando alguém diz que abandonou as denominações eu já fico com um pé atrás enquanto não souber exatamente o que isso significa. A carta aos Hebreus, que foi escrita para hebreus que professavam ser cristãos, mas ainda mantinham um pé no sistema religioso do judaísmo, os exortava a sair daquele "arraial", e saírem "a Cristo".

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo. Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério." (Hb 13:8-13).

Os capítulos 6 e 10 da mesma carta indicam que poderiam ser encontrados entre os cristãos professos aqueles que o eram apenas de boca, nunca tendo nascido de novo. Estes seriam os apóstatas, aqueles que depois de terem conhecido a verdade apenas no intelecto, a rejeitariam completamente como faz uma porca que foi lavada e volta a se revolver na lama. Por isso esse seu colega certamente nunca foi um salvo por Cristo. Deve ter frequentado uma "igreja" e ao sair do sistema religioso denominacional mergulhou em outro sistema coalhado de erros muito piores que os encontrados nas religiões cristãs tradicionais.

Digo isto porque existem grupos hoje com doutrinas vindas diretamente do abismo, que nada têm a ver com irmãos genuínos, sinceros e piedosos que podem ser encontrados em todas as denominações cristãs. São pessoas que fazem do ódio contra o sistema apenas uma cortina de fumaça para esconder a malignidade das doutrinas que professam, e este que você mencionou parece ter o cardápio completo delas. Geralmente abraçam doutrinas judaizantes ou aberrações como essas que mencionou.

A Bíblia ensina que devemos nos apartar das más doutrinas e também dos vasos de desonra que as professam nesta grande casa em que se tornou a cristandade. Não estou dizendo daqueles que são reconhecidamente irmãos em Cristo e apenas não entenderam alguma verdade. Existem muitos verdadeiramente salvos ou que já nasceram de novo mas ainda não entenderam com clareza a salvação pela graça ou as doutrinas básicas da fé cristã. Para com estes devemos ser pacientes e ajudá-los em suas dificuldades.

"Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos." (Fp 3:15-16).

Se eu fosse literalmente me apartar de todo que se diz cristão e não pensa exatamente como eu nem existiria o site e vídeos de "O que respondi", pois logo de cara eu nem perderia meu tempo para responder à maioria das dúvidas que me são enviadas. Eu adotaria aquela postura dos fariseus: "Quanto a esta plebe que nada sabe da lei, é maldita." (Jo 7:49). Cristãos devem ser acessíveis e estar "sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." (1 Pe 3:15).

Mas quanto aos são declaradamente hereges e apóstatas como esse seu colega, a ordem é ficar longe, se apartar, nem sequer recebê-los ou saudá-los, principalmente se for alguém que nega a divindade de Cristo, que Jesus veio em carne por já existir na eternidade antes de vir ao mundo. Veja o que dizem estas passagens:

"Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade." (2 Tm 2:16-26).

"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado." (Tt 3:8-11).

"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo... Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina [de Cristo], não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 Jo 1:7, 9-11).

Veja também:

Como identificar um lobo ou herege?
Você participa de debates?
Seria falta de amor bloquear alguém nas redes sociais?
Por que você é ríspido com algumas pessoas?
Como lidar com os que discordam?
O cristão é intolerante?
Paulo estava falando das denominações?

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana