fonte

Voce pertence a "igreja local"?



https://youtu.be/w7BbnqIi070

Muitas pessoas perguntam isso quando digo que estou congregado com irmãos que não têm uma denominação. Do pouco que conheço do grupo que você chama de "igreja local", sei que foi criado por Watchman Nee, continuado sob a liderança de Witness Lee, e e mais recentemente liderado por Dong Yu Lan. Porém sei também que há algumas divisões e ramificações do grupo original.

Esse é o tipo de grupo que eu chamaria de uma "denominação sem nome", pois ele existe no sentido institucional, isto é, seguem a um líder máximo, possuem uma sede central e sedes regionais, e produzem o material que é lido e estudado em todas as reuniões em todo o mundo criando uma espécie de uniformidade. Só não tem o nome de "igreja isso" ou "igreja aquilo".

Acredito ser apenas mais uma organização eclesiástica, um pouco diferente das denominações tradicionais, mas mesmo assim uma organização em muitos sentidos. Em alguns aspectos é até mais limitante do que algumas denominações, considerando a centralização do poder e da doutrina. Alguém me disse que seus adeptos se reúnem para estudar o que é determinado por uma publicação regular.

Portanto, a organização que você mencionou não tem nada a ver com os princípios que costumo expor em meus textos que falam da igreja e de como o crente deve estar congregado somente ao nome de Jesus, fora do sistema denominacional, sem ter uma "sede" na terra e tampouco um líder máximo humano.

Há mais de 30 anos estou congregado somente ao nome do Senhor em comunhão com irmãos em todo o mundo que testemunham que a igreja (corpo de Cristo) é uma e dela fazem parte TODOS os salvos, mesmo os que estão congregados em outros lugares.

As assembléias (ou igrejas) estão em comunhão entre si, embora não exista um líder central, uma sede central ou uma editora central que determine o que vamos ler em cada reunião. Em cada assembléia os irmãos têm a direção do Espírito para lerem aquilo que o Espírito Santo achar que é necessário e proveitoso para aquela assembléia, que tem necessidades diferentes de outras.

Aqueles que sentem no coração visitar outras assembléias ou mesmo se dedicar em tempo integral à obra do Senhor recebem do Senhor essa orientação, e não de alguma junta de homens, e dependem dEle somente, e não de pedirem ajuda aos irmãos ou receberem algum salário. Quando suas necessidades não são supridas por irmãos que voluntariamente ajudam, eles simplesmente entendem que é essa a vontade do Senhor e procuram "trabalhar com as próprias mãos".

Tenho vários textos para sugerir que poderão ajudar na compreensão do assunto "igreja" e como se congregar. Os primeiros são respostas a cartas e e-mails (você pode ver o assunto no próprio link). Os outros são textos de terceiros, alguns escritos no século 19:

http://www.respondi.com.br/2009/07/o-que-significa-adorar-em-espirito-e-em.html
http://www.respondi.com.br/2009/07/cristandade-esta-decadente.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/igreja-nao-aparece-no-antigo-testamento.html
http://www.respondi.com.br/2009/02/se-uma-denominacao-prospera-como-pode.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/qual-o-papel-que-minha-igreja-teve-em.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/como-voce-entende-expressao-casa-de.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/como-se-reunir-sem-um-templo.html
http://www.respondi.com.br/2007/02/reunir-se-sem-denominao-no-criar-uma.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-uma-igreja-reconhece-o.html
http://www.respondi.com.br/2005/10/possvel-ter-f-sem-pertencer-uma.html
http://www.respondi.com.br/2005/07/com-que-autoridade-bblica-perguntas.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/devemos-esperar-igreja-voltar-ao-que.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-significa-o-arraial-de-hebreus.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/errado-deixar-de-congregar.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/possvel-congregar-com-desprendimento.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-palavra-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-reunir-se-ao-nome-do.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/qual-o-verdadeiro-lugar-de-adorao.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/voc-j-pertenceu-alguma-denominao.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-mesa-do-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/devo-divulgar-denominao.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/por-que-h-tantas-denominaes.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html

Textos de terceiros:
http://www.stories.org.br/textos/qde.html
http://www.stories.org.br/textos/principios.html
http://www.stories.org.br/gather_p.html
http://www.stories.org.br/textos/vpp.html
http://www.stories.org.br/doze.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça