fonte

Quem sao os pastores de Hebreus 13?



https://youtu.be/YhQAeAFYdQY

Você diz que o "pastor" da denominação que frequentava, e da qual saiu, está cobrando de você a obediência a Hb 13:7 e 17. É interessante como certos termos que encontramos na Bíblia podem dar a certos homens a ideia de que têm liberdade de cobrar algo das pessoas.

Ainda que ele fosse um "pastor" biblicamente falando, a exortação de Hebreus não é para ele, mas para aqueles que os consideram como tais. É como a ordem "amai-vos uns aos outros" que encontramos na Palavra. A ordem é para eu amar, não para eu cobrar amor ou exigir que as pessoas me amem. Mas vamos analisar as passagens.

Heb 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

Heb 13:17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Em outras versões a palavra "pastores" aparece como "guias", "condutores", "supervisores", "líderes" etc. Não se trata aqui do dom de pastor de Efésios 4:11-12:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo"

O dom de pastor é algo que a pessoa recebe de Cristo e é universal, como eram os apóstolos e profetas que formavam o fundamento da igreja, e como são os evangelistas e mestres (ou doutores) que continuam hoje para a edificação do corpo de Cristo. Portanto o pastor dom não é local, não é um líder de uma congregação, não tem sua atuação restrita a uma cidade, mas é para todo o corpo de Cristo, como é o evangelista e o mestre. Ainda que estes dons atuem localmente onde estiverem, sua atuação não é limitada.

Portanto, o dom de pastor de Efésios não é o "pastor" que você encontra nas religiões no posto de dirigente de uma congregação. Um homem à frente de uma congregação nos moldes denominacionais pode até ter o dom de pastor por ter recebido isso de Cristo, e não de uma junta de homens ou de uma organização religiosa (como pode ter o dom de evangelista ou de mestre), mas não existe na Palavra tal função de líder singular de uma congregação.

Nas passagens de Hebreus 13 a palavra está no plural, "pastores", porque está se referindo aos irmãos que são responsáveis localmente por uma congregação. Seu papel é o de supervisionar administrativamente a assembleia local. São também chamados em outras passagens de presbíteros, bispos ou anciãos. Porém perceba que nunca aparecem no singular, mas sempre no plural, portanto a função "pastoral" de um homem só encontrada nas denominações não tem respaldo bíblico.

Os pastores (ou bispos, ou presbíteros ou anciãos) de uma assembleia local eram apontados diretamente pelos apóstolos ou por determinação direta deles (como ocorreu com Paulo ordenando a Tito que elegesse presbíteros de cidade em cidade).

Hoje não temos apóstolos, portanto não temos presbíteros apontados, mas podemos ter presbíteros reconhecidos por seu trabalho, por serem levantados pelo Espírito Santo. Não são ordenados, mas são reconhecidos pelos irmãos de uma assembleia local, os quais devem respeitá-los e obedecê-los. Mas nem sempre são necessariamente irmãos que pregam ou ministram a Palavra. São como supervisores da ordem da assembleia local.

Voltando aos versículos, o primeiro diz que devemos nos lembrar deles que nos falaram a Palavra de Deus, e imitarmos sua fé prestando atenção em sua maneira de viver. Então, mesmo que nem todos preguem publicamente, são conhecedores da Palavra de Deus e aptos a aplicá-las nas diferentes situações de uma assembleia local. Vemos também que eles são homens de fé, ou não haveria razão de imitarmos sua fé. E vemos também que eles devem ter uma maneira de viver exemplar, caso contrário o Espírito Santo não chamaria nossa atenção para este detalhe.

No versículo 17 diz que devemos obedecê-los de bom grado, pois eles deverão prestar contas a Deus do serviço que prestam pelas ovelhas.

Resumindo tudo: esses pastores são homens (no plural) que cuidam do rebanho em uma congregação local e não necessariamente o dom de pastor (pessoal e individual) que encontramos em Efésios. Eles não são dirigentes das reuniões, pois quando lemos atentamente 1 Coríntios 14:26-40 não encontramos um dirigente ou pregador único, pois encontramos que "falem dois ou três profetas, e os outros julguem.... Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados".

A questão que surge é: quem é esse homem (individual) que adota o nome de "pastor" (no singular), que é autoridade máxima e única de uma congregação, e se coloca sozinho à frente de uma congregação para dirigir suas reuniões? Será ele "os pastores" de Hebreus 13? Não, pois ele não preenche os requisitos de estar no plural e não dirigir as reuniões.

Se o presidente de um clube qualquer me disser que a constituição brasileira determina que eu preciso respeitar o Presidente, não sou obrigado a fazê-lo, pois ele não é o Presidente ao qual a constituição se refere. Mas se eu for membro daquele clube, aí sim devo prestar obediência ao seu presidente.

Portanto, se você pertence a uma denominação que tem um homem como líder, independente do nome que ele adote, você está obrigado a prestar obediência a ele, não por ele ser alguma coisa no sentido bíblico, mas por ser esta uma das condições para você se fazer membro daquela denominação. Ele é autoridade ali porque aquelas pessoas que formaram aquela associação decidiram que seria assim.

Mas se você não é membro dela, não deve nada àquele que foi ali instituído como líder. E muito menos se ele for um homem cuja fé e maneira de viver não têm nada de exemplar. Fuja daqueles que querem atrair discípulos após si, ou dos lobos que querem destruir o rebanho, ou dos mercenários que não poupam o rebanho e querem extrair deles o máximo que puderem.

Ats 20:28-33 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.... De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.

Joã 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Mais aqui:

CLERO
http://www.respondi.com.br/2008/09/devemos-obedecer-autoridade-humana-na.html
http://www.respondi.com.br/2008/02/devo-fazer-um-curso-de-teologia.html
http://www.respondi.com.br/2007/02/um-ministro-ordenado-por-um-presbitrio.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/quem-pode-ser-chamado-de-bispo.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-um-apstolo-genuno.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-uma-igreja-reconhece-o.html
http://www.respondi.com.br/2006/08/obedincia-aos-pastores-incondicional.html
http://www.respondi.com.br/2005/07/com-que-autoridade-bblica-perguntas.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-um-clrigo.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/como-deve-ser-o-clero-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-hierarquia-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/errado-deixar-de-congregar.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/como-os-dons-se-manifestam-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html

APÓSTOLOS
http://www.respondi.com.br/2010/03/quantos-apostolos-existem.html
http://www.respondi.com.br/2010/03/barnabe-era-apostolo.html
http://www.respondi.com.br/2009/11/foi-errada-escolha-de-matias-para.html
http://www.respondi.com.br/2011/06/devo-ser-discipulo-de-um-apostolo.html
http://www.respondi.com.br/2011/07/o-que-voce-acha-deste-livro-de-frank.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-um-apstolo-genuno.html

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça