fonte

O crente passara' pela tribulacao?



https://youtu.be/k7g9h5YQ08U

Sua dúvida é como o arrebatamento poderá ocorrer antes da tribulação se em 1 Tessalonicenses 1:6 o apóstolo Paulo está dizendo aos irmãos que Deus iria atribular os que atibulavam os santos, dando-lhes descanso na manifestação de Jesus. Vamos ver a passagem toda:

2Ts 1:4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
2Ts 1:5 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;
2Ts 1:6 Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,
2Ts 1:7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
2Ts 1:8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
2Ts 1:9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,
2Ts 1:10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Tribulação os cristãos sofreram em todas as épocas, portanto a palavra aqui não precisa estar necessariamente falando da Grande Tribulação. O que a passagem diz é que o povo de Deus terá descanso, enquanto seus inimigos sofrerão nas mãos de Deus.

O versículo 7 não diz necessariamente que o descanso os crentes só terão quando o Senhor Jesus se manifestar vindo do céu para estabelecer o seu reino (após a Grande Tribulação), porque interpretar assim equivale dizer que um cristão que hoje é perseguido, atribulado e morto em um país muçulmano, por exemplo, não terá descanso até a vinda do Senhor. Seria um absurdo.

No momento em que a morte o tira do mundo ele já está descansando na presença do Senhor. Do mesmo modo, se o arrebatamento ocorrer hoje, entraremos no descanso na presença do Senhor. Portanto o versículo 7 não está condicionando o descanso das tribulações à vinda de Cristo.

O que o contexto está dizendo é que quando o Senhor derramar seu juízo sobre os seus inimigos, os santos serão manifestados, juntamente com ele, em sua condição de descanso. Na vinda do Senhor estão incluídas tanto a paga aos que atribularam os santos (desde os tempos de Tessalônica), como o descanso manifesto ao mundo todo dos que foram atribulados.

Compare estas passagens:

2Ts 1:10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

1Ts_3:13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Zac 14:5 Fugireis [os que estiverem na Grande Tribulação] pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele [obviamente os santos que já estarão no céu nessa ocasião].

Pense numa historinha assim: O garotinho apanha dos colegas na escola e vai para casa chorando. No dia seguinte aparece na saída da escola o irmão mais velho do menino trazendo-o pela mão e pergunta: "Quem foi que bateu em você?" O menino responde: "Aquele, aquele ali e aquele outro". Então o irmão mais velho dá uma surra nos meninos maus na frente de todos os outros meninos para mostar a todos que eles estão sendo castigados pelo que fizeram ao irmão menor.

O irmão mais velho veio, com toda a glória de seu tamanho, se fazendo admirável diante do irmão menor e ao mesmo tempo demonstrando que desde o dia anterior o irmão mais novo estava descansando em casa. Mas agora os que atribularam o pequeno vão receber a justa paga.

Mat 25:41-45  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

Mais aqui:
Qual a diferenca entre tribulação e grande ...



por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça