As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Qual a diferenca entre as bodas e a ceia em Apocalipse 19:7-9?



https://youtu.be/1xPD93pia-I

Você leu Apocalipse 19:7-9, e reparou que o o versículo 7 fala das bodas do Cordeiro e o versículo 9 da ceia, e sua dúvida é: Qual a diferença entre as bodas e a ceia? Como em toda festa de casamento, das bodas participam apenas o Noivo (Cristo) e a Noiva (Igreja), pois são os dois que estão se casando. Da festa (ceia, recepção ou bufê, como costumamos chamar hoje) participam os amigos do Noivo e todos os convidados que aceitaram o convite da graça.

Dentre esses convidados estão as diferentes "famílias" nos céus, uma expressão que nem sempre percebemos quando lemos em Efésios 3:14-15 de "nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda [a] família nos céus e na terra toma o nome". O artigo "a" não pertence à passagem, e o sentido é o de "todas as famílias nos céus e na terra".

Esses convidados são os santos de todas as eras (exceto os que fazem parte da Noiva), que foram salvos e estão no céu. Entre essas diferentes famílias estão a dos embriões que foram vítimas de aborto, crianças mortas antes da idade da razão, deficientes mentais e loucos de nascença, que não tiveram condições de crer etc. "Até mesmo os loucos, não errarão" (Is 35:8) é um princípio do modo de Deus agir para com os mentalmente incapacitados. As passagens a seguir ajudam a entender isso.

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." (Ap 19:7-9).

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo... Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido." (Mt 25:1; Jo 3:29)

"O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas." (Mt 22:2-4).

Estas coisas estarão acontecendo no céu, porque na terra ainda estarão ocorrendo os juízos de Deus sobre as nações, como é possível deduzir da leitura do capítulo 19 inteiro de Apocalipse. Alguns trechos do livro "Definições Doutrinais" de Bruce Anstey podem ajudar a entender isso.

Quando o Senhor vier e nos levar da Terra, Ele nos levará à "casa do Pai" e nos introduzirá formalmente a essa cena celestial (Jo 14:2-3). Então o "tribunal de Cristo" terá lugar (2 Co 5:10). Depois disso, haverá um tempo de adoração "ao redor do trono" no céu (Ap 4-5). Então, depois disso, haverá "as bodas do Cordeiro" e "a ceia" que a segue (Ap 19:6-10). É somente depois que essas coisas ocorrem é que os céus se abrem e o Senhor vem em Sua Aparição (Ap 19:11-21). Dizer que todas essas coisas acontecem em um momento de tempo é complicado e inviável. (...) A parábola em Lucas 12:36-39 indica que a vinda do Senhor como um ladrão será depois que "as bodas" ocorrerem."Definições Doutrinais" - Bruce Anstey

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana