As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Mateus 12:40 diz que Jesus teria ido ao inferno?



https://youtu.be/8qWw6sK6Ml8

Você perguntou se Mateus 12:40 estaria afirmando que Jesus foi ao inferno depois de morrer. Não, ele não foi ao inferno depois de morrer, mas entre sua morte e ressurreição esteve na condição de hades ou sheol — o estado de alguém desencarnado —, embora não tenha permanecido assim como permanecem todos os que morreram até hoje.

O Salmo 16:10, "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.", citado em Atos 2:27 referindo-se ao Senhor, mostra que Jesus não permaneceria nessa condição de morte e mostra também que há uma diferença nos termos utilizados e traduzidos indistintamente como "inferno" em algumas traduções. Onde você lê "inferno" em algumas versões da Bíblia no Salmo original está "sheol" e em Atos "hades". Em nenhum dos casos tem a conotação do destino final dos perdidos, que é o "lago de fogo e enxofre".

De qualquer modo, Jesus não desceu ao lago de fogo, que é o lugar dos perdidos que ainda está desabitado. Infelizmente os tradutores das Bíblias que usamos fizeram confusão de termos quando traduziram hades, sheol e lago de fogo pelo genérico inferno, um termo que não existe nos originais.

Sempre que a Bíblia falar de alguém que morreu, pergunte assim: "Está falando do corpo ou do espírito/alma?". Assim você já evitará uma porção de interpretações falsas que circulam pela cristandade. Por exemplo, existe uma religião que afirma que o morto está inconsciente com base em Eclesiastes 9:5 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.". Mas um leitor atento saberá identificar que aí está falando do corpo dos que morrem, pois o livro de Eclesiastes fala das coisas que acontecem "debaixo do sol", isto é, na terra.

Basta ler o diálogo entre o rico e Abraão na história de Lucas 16:19-31 para perceber que o rico que estava no hades não estava nem um pouco inconsciente. Lembre-se de que o Senhor Jesus não disse que aquilo era uma parábola como costumava dizer ao contar outras histórias, portanto o rico realmente existiu e o mendigo Lázaro também.

Ali diz "que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão", o que era a forma de entender adequada a um judeu, como os que ouviram a história de primeira mão dos lábios do Senhor. "E morreu também o rico, e foi sepultado", o que está falando obviamente de seu corpo, porque ninguém sepulta um espírito. Ai começa o problema de tradução: "E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio." A palavra no original não é inferno, mas hades como aparece corretamente na versão NVI.

Portanto entenda que hades é um estado intermediário de separação entre o corpo, de um lado, e espírito-alma de outro. Um dia eles voltarão a se unir na ressurreição e os santos viverão eternamente com espírito, alma e corpo. Depois os perdidos também terão seus corpos de volta para serem lançados espírito, alma e corpo no lago de fogo, que é o destino final criado por Deus para o diabo e seus anjos, porém que receberá também os incrédulos.

A passagem de sua dúvida em Mateus 12:40 diz assim: "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.". Seio da terra está falando da sepultura e do corpo de Jesus. Mas alguém poderia alegar que Jesus estava falando de si mesmo, e não de seu corpo, mas basta ler uma passagem de Atos 8:2 para ver que os irmãos ali sepultaram Estêvão como a pessoa inteira, porque é assim que Deus também identifica alguém. Ali diz que "uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto." O corpo traz igualmente a identidade da pessoa, mesmo que seu espírito e alma não estejam mais nele. Nem em cemitérios fazem distinção dizendo nas lápides "Aqui jaz o corpo de Fulano", mas simplesmente "Aqui jaz Fulano".

No caso de Jesus, "seio da terra" significa isso mesmo, a sepultura que normalmente fica abaixo do chão. Mas seu espírito não estava mais no corpo, estava no Paraíso enquanto aguardava a ressurreição, conforme prometeu ao ladrão na cruz que iria se encontrar com ele naquele mesmo dia no Paraíso (e certamente esse encontro não se daria no lago de fogo e nem debaixo da terra).

Mais nos links abaixo:
http://www.respondi.com.br/2008/12/jesus-foi-pregar-no-inferno.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2013/05/a-morte-o-estado-intermediario.html
http://www.respondi.com.br/2017/02/os-salvos-no-ceu-veem-o-que-ocorre-na.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/satans-est-no-inferno.html
http://www.respondi.com.br/2009/11/o-inferno-e-eterno.html
http://www.respondi.com.br/2010/09/biblia-so-fala-de-inferno.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/h-diferena-entre-inferno-lago-de-fogo.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-significa-inferno.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/o-inferno-existe-ou-e-so-uma-expressao.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/qual-e-segunda-morte.html
http://www.respondi.com.br/2011/04/o-que-biblia-ensina-sobre-o-sheol-ou.html
http://www.respondi.com.br/2007/02/condenao-mesmo-eterna.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/existe-consciencia-no-pos-morte-para.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/o-crente-poderia-estar-no-hades.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/os-mortos-podem-ajudar-os-vivos.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/para-onde-o-crente-vai-quando-morre.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/vamos-reconhecer-as-pessoas-no-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2010/09/jesus-mentiu-para-o-ladrao-na-cruz.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/jesus-mentiu-para-o-ladrao-na-cruz.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/quem-morre-vai-ao-ceu-ou-ao-paraiso.html
http://www.respondi.com.br/2012/05/o-que-nao-e-licito-ao-homem-falar.html
http://www.respondi.com.br/2009/12/voce-acredita-no-nigeriano-que.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana