fonte

A criação do homem de Gênesis 1 não é a mesma de Gênesis 2?



https://youtu.be/Z7qLD1dis7I

Você perguntou se existiria um intervalo de tempo entre a criação do homem e da mulher em Genesis 1:26 e a criação de Adão em Gênesis 2:7, como se Deus tivesse criado primeiro os seres humanos, homens e mulheres, e só muito mais tarde tivesse criado Adão.

Não, esse intervalo de tempo não existiu. Geralmente recebo esse tipo de pergunta com variantes do tipo "Deus criou mais de um Adão?", "Existia mais de uma mulher criada por Deus no Éden?" e outras ideias. Mas eu atribuo isso à falta de costume de ler livros, principalmente bons autores literários. A Bíblia é o Livro dos Livros não apenas por ser a Palavra de Deus, mas porque é perfeita também no sentido literário.

Quem lê a versão King James em inglês ou a versão João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida em Português, está lendo não apenas a Palavra de Deus, mas um livro que é um primor de língua inglesa ou portuguesa. Por isso sugiro que fuja de versões modernas com Linguagem de Hoje, Bíblia Viva e outras que tentam diluir o texto para os menos iletrados reduzindo seu vocabulário.

Durante décadas cristãos brasileiros leram a versão João Ferreira de Almeida ou a versão traduzida do latim pelo Padre António Pereira de Figueiredo e foram muito bem servidos no conhecimento, não só da Palavra de Deus, como na aquisição de um melhor vocabulário de língua portuguesa. A diferença entre ler uma dessas versões e ler uma NTLH ou Linguagem de Hoje é como comparar um risoto preparado por um chefe de cozinha dos mais renomados, e um arroz mal cozido. Tudo bem que os dois vão encher a barriga, mas...

Se você estudar jornalismo irá aprender a escrever notícias em forma de pirâmide. No primeiro parágrafo fará um apanhado geral da notícia, no segundo repetirá o primeiro com mais detalhes, no terceiro repetirá de novo talvez com palavras diferentes e assim por diante. Essa técnica foi desenvolvida para se adequar aos jornais impressos, onde havia sempre um espaço reservado para cada notícia, e esse espaço poderia ser reduzido de última hora se surgisse algo mais importante.

Então o jornalista precisava escrever tendo em mente que, caso faltasse espaço na página, o editor iria cortar um ou mais parágrafos do texto para caber. Então o jornalista aprende a escrever de modo que a notícia sempre faça sentido, seja com apenas um parágrafo ou com dez.

Por isso sugiro que, para economizar seu tempo, você leia apenas o primeiro parágrafo de uma notícia pois ali está tudo o que precisa saber. Se reparar nas páginas dos sites de jornais online, onde não existe o problema de espaço, ali é publicado tudo o que o jornalista escreveu, e uma vez encerrado o assunto, é criado um subtítulo do tipo "Entenda o caso" onde será repetido tudo o que foi publicado em edições anteriores.

Mas voltando à sua dúvida, o capítulo 2 de Gênesis apenas repete informações do capítulo 1 em um novo contexto. E se você for um leitor distraído irá pensar até que Deus cria outros Adão e Eva no capítulo 5, mas ali o Senhor está apenas repetindo a criação deles na forma de genealogia.

Outro detalhe que causa confusão é o fato de os tradutores da Bíblia terem usado palavras diferentes nas passagens, fazendo alguns pensarem que o homem e mulher do capítulo 1 não sejam Adão e Eva do capítulo 2. A falta de conhecimento pode levar alguns a pensarem até que Deus tenha criado também um ser bissexual no capítulo 5: "Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão" (Gn 5:2).

O ponto é que Adão não tem apenas a conotação de nome próprio, mas também de espécie humana, o que vale para homem e mulher. Se observar também como está no original verá que "Adão" é a palavra usada em todas as instâncias:

"E disse Deus: Façamos o homem [adam] à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem [adam] à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem [zakar= macho] e mulher {nêqebah = fêmea] os criou." (Gn 1:26-27).

"Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão [adam], e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem [adam], formou uma mulher [’ishshah = esposa], e trouxe-a a Adão [adam]. E disse Adão [adam]: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher [’ishshah = varoa], porquanto do homem [’iysh = varão] foi tomada. Portanto deixará o homem [’iysh = varão] o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher [’ishshah = varoa], e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem [adam] e a sua mulher [’ishshah = varoa]; e não se envergonhavam." (Gn 2:21-25).

É digno de nota que o nome Eva só apareceria mais tarde, depois da queda e do juízo anunciado por Deus, e foi Adão quem deu esse nome à sua mulher. "E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes." (Gn 3:20). Considerando que o nome Eva em hebraico é Chavvah e significa Vida ou Vivente, a passagem em que isto acontece tem duplo significado. Um é que foi um ato de fé Adão ter chamado sua esposa de Vida logo depois de um juízo de morte cair sobre eles em razão do pecado. Outro que, ao explicar a razão desse nome, a Palavra de Deus deixa muito claro que nenhum ser humano vivente teria se originado a não ser dessa primeira mulher, Eva.




por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça