fonte

Como Deus poderia pegar na borda da Terra e sacudi-la?



https://youtu.be/xrG0ePI_6Nc

Volta e meia os terraplanistas voltam a me assediar, e parece que você é mais um dessa confraria de pessoas que, segundo a psicologia, sofrem de "Transtorno de Personalidade Esquizotípica". Ao achar absurdo o planeta Terra, sendo uma esfera, não poderia ser sacudido por Deus segurando em sua borda, posso deduzir que você não seja muito chegado em poesia. Algumas pessoas realmente têm dificuldade de entender poesia, linguagem figurada, símile, metáfora, metonímia, hipérbole, prosopopeia, antropomorfismo, símbolo, tipo etc.

Se você acha que a terra é plana só porque a Bíblia diz "para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela" (Jó 38:13), fico pensando no tamanho da barriga que você imaginaria ter Rebeca grávida, pois dela é dito “duas nações há no teu ventre” (Gn 25:23). O nome disso é metonímia, quando se troca um vocábulo ("filhos") por outro ("nações).

Outro caso de linguagem figurada é a metáfora, quando uma coisa é comparada a outra: "Pois o Senhor Deus é sol e escudo" (Sl 84:11). Depois de ler isto você teria coragem de adorar o Sol ou ir a um museu e se ajoelhar diante de um escudo? E se ler uma símile, como a que é usada por Pedro, que diz, "toda a carne é como a erva" (1 Pe 1:24), talvez você fique tentado a processar a churrascaria ali da esquina por estar enganando seus cliente com churrasco de alface.

Agora coloco aqui outra palavra, sinédoque, com a qual você fará sucesso de pronunciá-la entre amigos. Ela significa substituir uma ideia por outra que tenha algo a ver, como quando Deus disse a Adão, "no suor do rosto comerás o teu pão" (Gn 3:19). Eu realmente não acredito que Adão disso de ouvir isso tivesse deixado de comer manteiga e começado a passar o pão na testa antes de comê-lo.

Existe também a hipérbole, que exagera as coisas, como quando os israelitas que voltaram de espiar a terra disseram: "As cidades são grandes e fortificadas até aos céus" (Dt 1:28). Tenho certeza de que Moisés não achou que eles tivessem sofrido insolação e viram miragens. Estavam simplesmente fazendo o que qualquer um de nós faz, quando diz para a esposa: "Faz um século que estou esperando aqui na porta da loja!" ou a esposa para o marido: "Você assiste futebol o dia inteiro!".

Quando se usa o antropomorfismo como figura de linguagem a Bíblia fala das mãos de Deus, sua boca, seu coração, seu olfato, paladar e outras características humanas que não fariam sentido se pensarmos que "Deus é espírito", isto é, incorpóreo. Exceto pelo fato de o Filho de Deus, que é Deus, ter se tornado Homem, o antropomorfismo na Bíblia aparece como forma de facilitar o entendimento.

Existem também os muitos tipos, como Adão, Moisés, Davi e outros que aparecem nas Escrituras como tipos de Cristo. E também podemos pensar na Páscoa como um tipo ou figura do sacrifício de Cristo, que é também identificado como o Cordeiro de Deus e não é confundido com o animal do antítipo por pessoas inteligentes.

Minha sugestão é que você fique longe dos "profetas do YouTube" que perdem tempo fazendo vídeos de teorias conspiratórias, como a da "terra plana", porque se for na conversa deles vai passar por ignorante, não só em ciência, astronomia, física etc., mas também em língua portuguesa e na própria Bíblia. Deixe essas teorias para céticos e ateus e não manche o testemunho cristão querendo associar os delírios dos teoristas conspiratórios a passagens bíblicas.

Na psicologia existem estudos que visam delinear o perfil de uma pessoa viciada em teorias conspiratórias. Os casos graves levam à perda de emprego, destruição da família e até suicídios e assassinatos, como os que já ocorreram em grupos e comunidades religiosas que esperavam o fim do mundo. Um termo que tenta explicar esse tipo de comportamento é chamado de "Transtorno de Personalidade Esquizotípica" (Schizotypal personality disorder). A Wikipedia traz uma definição desse transtorno psicológico que transcrevo a seguir.

"Transtorno de Personalidade Esquizotípica é um transtorno de personalidade caracterizado pela dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, fortes crenças no sobrenatural inapropriadas a seu contexto social, pensamentos e percepções não compartilhados socialmente, desconfiança e medo mesmo sem evidências de ameaça e hábitos excêntricos. Os portadores deste transtorno muitas vezes creem ter habilidades extrassensoriais ou que eventos mundiais estão relacionados a eles de alguma forma importante. Eles, algumas vezes, se empenham em comportamento excêntrico e têm dificuldades em se concentrar por longos períodos de tempo. Suas conversas geralmente são excessivamente elaboradas e difíceis de acompanhar... As crenças delirantes e paranoicas variam muito dependendo do ambiente e devem ser analisadas dentro do contexto sociocultural do indivíduo. É comum que sejam sobre teorias de conspiração sobre o governo, alienígenas e/ou facções políticas..." - Fonte: Wikipedia.

https://www.respondi.com.br/2019/05/a-terra-tem-cantos.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça