fonte

Deus nao sabe? Nao ve? Nao ouve?



https://youtu.be/rMOARi6Htik

Você escreveu dizendo que começou a ler a Bíblia pela primeira vez, e que há situações que não entende, como por exemplo em Gênesis 3:8-11, onde diz que Adão e Eva "ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?".

Suas dúvidas são: Como poderia Deus não saber que eles tinham comido do fruto, se Deus é onisciente? De que maneira poderia Deus estar passeando no Jardim do Éden, se Deus é onipresente e está em todo lugar? Como poderiam eles tentar se esconder de Deus que tudo vê?

A Bíblia precisa ser lida entendendo que algumas passagens têm sentido literal e outras são simbólicas, pois nossa mente não seria capaz de entender racionalmente verdades espirituais que estão muito acima de nosso entendimento intelectual.

Quando você conversa com uma criança de dois anos precisa usar de uma linguagem que ela entenda, e assim é também Deus conosco. Não dá para nossa mente entender como Deus estaria interagindo com sua Criação, então o autor do Gênesis, inspirado pelo Espírito Santo, diz apenas que Deus estava passeando pelo jardim, para dizer que ele estava a ponto de interagir com Adão e Eva. Certamente nada do que Adão e Eva tinham feito escapava ao conhecimento de Deus, como escreve o salmista:

"Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.  Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?" (Sl 139:1-7).

Que Deus sabia que eles tinham comido do fruto não há dúvida, pois, como você sabe, Deus é onisciente e nada escapa ao seu conhecimento. Outro Salmo diz: "O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras." (Sl 33:13-15).

Essa visão do alto nos dá apenas uma ideia parcial do atributo de onividência de Deus. Ele não enxerga apenas o todo, o geral, mas vê também o particular, as entranhas, moléculas e átomos. Não fazemos nem ideia do que é alguém que consegue enxergar, não apenas de fora, mas de dentro. Mais uma vez o Salmo 139 fala disso: "Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe... Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe" (Sl 139:13-16). Em outras palavras, Deus nos enxerga de cima, de baixo, de lado, no direito e no avesso.

A passagem em Gênesis é também uma lição para nós de como ele lida com o pecador e seu pecado. Ele quer que admitamos a culpa por aquilo que ele já sabe. Geralmente a polícia federal faz algo semelhante quando prende um suspeito num aeroporto. Os policiais sabem que há droga escondida em um fundo falso da mala, pois o Raio X revelou. Mas mesmo assim, antes de abri-la, eles perguntam ao suspeito se está trazendo drogas, e este irá tentar negar, o que só servirá para aumentar sua culpa.

De igual modo Deus já sabe de tudo, mas quer obter de nós reconhecimento e confissão de pecado, quer ouvir de nossos lábios que pecamos, que desobedecemos. E era isso que ele esperava que Adão e Eva fizessem. Quando Deus pergunta a Adão "onde estás" isso não significa que Deus não fosse onisciente, mas ele queria ouvir Adão dizer que estava escondido por vergonha de seu pecado.

Além disso esse "onde" da pergunta tinha também um sentido, não exatamente geográfico, mas posicional. Ou seja, um pouco antes Adão e Eva estavam em uma posição de total transparência e de um relacionamento sem reservas com Deus. Agora eles já não estão mais nessa posição tão privilegiada; eles estavam agindo como bandidos e inimigos de Deus. Essa posição é a que até hoje perdura para todo homem pecador que ainda não confessou o seu pecado e creu em Jesus.

Sobre sua pergunta como estavam tentando se esconder de Deus se ele vê tudo, volte ao exemplo da criança de dois anos. Já viu uma criança brincar de se esconder só cobrindo os próprios olhos? Ela acha que, por não estar vendo mais nada e ninguém, os outros também não saberão que ela está ali. Como é que um pai ou mãe reage? Entra na brincadeira dizendo: "Zezinho, onde você está? Não estou encontrando você...".

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça