fonte

Existe casa mal assombrada?



https://youtu.be/jQzk9TYiwKM

Quem fala de "casa mal assombrada" geralmente está pensando em espíritos de mortos que continuariam vagando por ali, arrastando correntes, batendo portas ou puxando o pé de alguém enquanto dorme. Pelo menos nos filmes de terror é assim que acontece, mas será assim na vida real. Ou ao menos, será que quem assombra é realmente quem pensamos que seja, ou seja, alguém que morreu e sofreu ali?

Pela Bíblia sabemos que quando alguém morre o corpo vai volta ao pó e o espírito volta a Deus, que o deu, ficando para este determinar o destino eterno. "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu...  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Ec 12:7; Hb 9:27). O salvo já desfruta da salvação e do prazer de estar na companhia do Senhor no Paraíso (veja Lucas 23:43), enquanto o perdido fica no Hades ou condição de morte, já em uma condição de juízo e sofrimento (veja o que aconteceu com o rico da história do rico e Lázero em Lucas 16). Dali ele só sairá no fim do reino de mil anos de Cristo na terra para receber o juízo final diante do Grande Trono Branco de Apocalipse 20:11-15.

Mas ninguém fica morando em alguma casa na terra e assombrando os vivos. Não existe uma condição intermediária: Ou o que morreu está salvo desfrutando da companhia de Cristo no céu enquanto aguarda a ressurreição de seu corpo para viver assim eternamente nos novos céus, ou está perdido e já sofrendo juízo enquanto aguarda a ressurreição de seu corpo para ser lançado em definitivo no lago de fogo.

Então quem pode efetivamente causar aparições, ruídos, movimentos de objetos, ectoplasmas, arrepios etc. que até já foram registrados em vídeo? Alguém com um poder que uma pessoa morta não teria, ou seja um espírito maligno. Estes sim existem e podem "assombrar" as pessoas e até mesmo dominá-las. Um crente pode até ser influenciado por espíritos malignos, mas não possuído por um, pois ele já é habitado pelo Espírito Santo.

O interesse hoje por atividades paranormais tem aberto a porta para muitos demônios terem emprego garantido e manter sua audiência cativa. Ou você acha que os asseclas daquele que é o "pai da mentira" iriam se apresentar como demônios que realmente são? O diabo "foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44). 

Os incautos que acreditam estar se comunicando com espíritos de familiares falecidos não percebem que um demônio que passou seis mil anos treinando dublagem pode imitar a voz de qualquer pessoa e falar qualquer idioma humano. Além disso, por ter acompanhado os anos de vida de alguém na terra, ele sabe de detalhes daquela pessoa que seria impossível saber a menos que alguém tivesse dormido com ela.

E pode ter certeza de que quando você se deita pode ter um ou mais demônios em seu quarto observando seu ronco. Estamos cercados o tempo todo por eles e também por anjos, tanto bons quanto maus. Até mesmo observam quando os cristãos estão reunidos porque é tudo muito estranho para eles que não serão contemplados com a graça do perdão.

"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus... Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar." Ef 3:10; 1 Pe 1:12).

Se achou estranho eu dizer que o seu quarto e até mesmo seu banheiro estão escancarados para anjos e demônios que entram em saem sem a maior cerimônia, veja o que o servo de Eliseu viu quando o profeta abriu seus olhos para enxergar os exércitos celestiais prontos para interceder por Israel:

"E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhorabriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." (2 Rs 6:17).

Mas voltando à casa assombrada, ela pode sim estar assombrada por demônios, mas em um certo sentido todas as casas estão — o mundo inteiro está — já que anjos estão por toda parte e demônios também. "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19).

Existem mais anjos e demônios do que a soma de todos os seres humanos que já foram criados. Na Bíblia Jeová é chamado de "Senhor dos exércitos", e não consigo imaginar que os exércitos de Jeová, compostos por anjos, poderiam ser menos numerosos que um exército de humanos composto de todos os nascidos em todas as eras. A Bíblia fala de incontáveis miríades de anjos, o que inclui os fiéis, caídos e os demônios, que podem ser algum tipo de espírito mais afeito à terra do que às regiões celestiais.

Portanto, a maior casa que você poderia imaginar está sim assombrada, e essa casa chama-se mundo. Não há para onde fugir disso, a menos que você seja convertido a Cristo. "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé" ( 1 Pe 5:9-10).

Mas como poderia você resistir se nunca quis depositar sua fé em Cristo para salvação? Porque para os incrédulos a Bíblia mostra que preocupar-se com uma casa mal assombrada é seu menor problema, já que eles próprios estão assombrados e são manipulados pelo diabo por natureza. Veja o que o apóstolo Paulo escreve dos cristãos em Éfeso e da situação em que estavam antes de se converterem:

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais." (Ef 2:1-3).

Nada agradável, não é mesmo? Mas não se desespere porque ainda existe uma saída para você se livrar não apenas do "príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência" para sair dessa condição de "filhos da ira":

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Ef 2:4-10).

E uma vez salvo por Cristo e habitado pelo Espírito Santo, que providenciará uma placa na porta de seu coração dizendo "NÃO HÁ VAGAS" para evitar que algum demônio sem teto venha ali habitar, você também recebe todo o equipamento de um verdadeiro soldado na luta contra as trevas:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Ef 6:11-18).

Uma última coisa: Ainda que os exércitos das trevas não possam encostar um dedo no crente sem antes pedirem autorização a Deus, eles conseguem sim causar alguma indisposição, como aconteceu com o profeta Daniel. Só depois ele veio a saber a causa de sua indisposição: Uma batalha nos céus era travada durante todo aquele período, quando forças titânicas se enfrentavam por Daniel. Onde saber mais sobre isso? No capítulo 10 do livro de Daniel.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça