As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Bastam dois ou tres estarem juntos para Jesus estar no meio?



https://youtu.be/Vh3tJhGJU_A

Você enviou um vídeo cujo autor tenta diminuir a verdade das Escrituras por achar que um mero encontro casual entre dois ou três cristãos seja suficiente para se considerem congregados ao nome do Senhor e contarem com sua presença no meio. Não é bem assim, como você bem pode conferir no contexto da passagem.

"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão" (Mt 18:15). Aqui já são dois juntos, mas não indica que isso tenha algo a ver com o que o Senhor vai ensinar na conclusão do contexto.

"Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada." (Mt 18:16). Aqui eles já estão em três ou quatro, mas tudo indica que ainda não tem o mesmo caráter dos "dois ou três" do versículo 20 mais adiante.

"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." (Mt 18:17).

Agora sim ele está chamando de "igreja" dois ou três congregados ao seu Nome, e não simplesmente se encontrando informalmente para resolver alguma questão. Os "dois ou três" congregados ao seu Nome têm autoridade na terra para tomar ou suspender decisões ("ligar" ou "desligar") que têm o endosso garantido nos céus. Não que elas sejam sempre decisões corretas, mas seguem o princípio da autoridade delegada. Um policial pode se enganar ao me multar, mas ele mesmo assim tem autoridade para fazê-lo.

"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18:18-20).

O autor do vídeo não entende o princípio de autoridade e reunião corporativa. Talvez se alguém explicar a ele como funciona uma grande companhia ele conseguiria entender. Funcionários que se encontram casualmente no local de trabalho ou para tomar café, ainda que discutam problemas da empresa, não estão fazendo isso no mesmo sentido que é feito numa assembleia da empresa.

A reunião da assembleia corporativa segue um protocolo, sendo convocada com antecedência e tendo procedimentos bem definidos. Existe um presidente, existe um secretário para escrever a ata da reunião, e os participantes só falam quando lhes é dada a palavra pelo presidente da corporação.

É bem isso que acontece quando a igreja ou assembleia dos santos é convocada pelo Espírito Santo que congrega os seus para agirem com a autoridade de Cristo que lhes é delegada pelo Nome ao qual estão congregados.

Em Mateus 18 encontramos dois irmãos com problema entre eles. Não conseguem solucionar o problema, então Jesus aconselha que busquem a ajuda de mais alguém. O problema não é solucionado e repare que aqui já são três. Por que o texto não para aí? Porque Jesus diz para eles levarem isso à igreja, revelando depois sua presença nesse caráter de dois ou três, e não simplesmente no meio dos dois ou três que tinham se encontrado antes tentando resolver a disputa.

https://www.respondi.com.br/2012/05/quem-esta-presente-o-senhor-ou-o.html
https://www.respondi.com.br/2010/04/voces-se-congregam-como-na-igreja.html
http://www.3minutos.net/2012/01/303-jesus-no-meio.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana