fonte

Posso dizer que 'adoro' alguma coisa ou pessoa?



https://youtu.be/XRUqru1p3Lk

Sua dúvida é se pode dizer que adora alguma coisa, tipo "adoro tomar sorvete", "adoro minha esposa", "adoro jogar bola", pois foi repreendido por alguém quando usou uma expressão para dizer que adora escutar minhas pregações do evangelho.

Muitas dúvidas semânticas que recebam vêm da dificuldade que algumas pessoas têm de entender a língua portuguesa. Por isso também recebo mensagens de pessoas surpresas porque encontraram a palavra "oxalá" em algumas versões da Bíblia. Para essas pessoas "oxalá" só pode ser uma divindade das religiões de matriz africana.

Mas a verdade é que oxalá é uma palavra de origem árabe (Inshallah) e quer dizer “se Deus quiser", "prouvera Deus" ou "queira Deus”. É uma expressão que designa desejo. Em algumas versões a palavra oxalá como expressão bíblica usada por vinte e duas vezes no Antigo Testamento (por exemplo, em Números 11:29) e duas vezes no Novo Testamento, como em 2 Coríntios 11:1. Nas versões mais modernas ela tem sido substituída pela expressão "tomara que" ou "quem dera que", talvez para evitar as dúvidas de leitores menos versados no idioma português.

Um dicionário de sinônimos que encontrei na Web dá vários significados para o verbo adorar divididos em dois grupos, "gostar muito" e "venerar". No primeiro grupo estão estimar, amar, admirar, gostar, prezar. No segundo grupo aparece no sentido de honrar, cultuar, idolatrar, reverenciar, venerar, louvar.

É triste quando vejo algum cristão repreender seu irmão por usar expressões contendo o verbo "adorar". Isto porque uma pessoa instruída e sensata saberia que o outro não está dizendo que adora tomar sorvete no sentido de se prostrar diante de um picolé, mesmo porque sua adoração não iria durar. O picolé logo derreteria.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça