fonte

Onde ficarao anjos e demonios de Satanas quando este for preso por mil anos?



https://youtu.be/alX7X29-6v8

Em Apocalipse 12 a batalha ainda futura de Miguel e seus anjos contra o dragão e seus anjos ocorre no céu, que é onde agora circulam as potestades celestiais, sejam elas do bem ou do mal. Satanás é chamado ali de "dragão". Repare que em Apocalipse 12 Satanás e seus anjos são lançados na terra, e não no abismo ou no lago de fogo. A queda deles, posicionalmente falando, já tinha acontecido antes mesmo da criação do homem. No abismo eles serão lançados e aprisionados na inauguração do reino milenial de Cristo, e no lago de fogo só no final desses mil anos.

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pós selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo... E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Ap 20:1-3; 7-10).

Apocalipse 12 não está falando da queda de Satanás e seus anjos ocorrida em tempos imemoriais, antes da criação do homem, provavelmente na lacuna entre os versículo 1 e 2 de Gênesis 1, o que levou a terra e o universo a uma condição caótica de trevas. Mas depois da criação do homem ocorreu nova queda de anjos, quando assumiram a forma humana e geraram filhos poderosos de mulheres humanas na tentativa de corromper a linhagem da qual viria aquele que fora prometido, Jesus, nascido de mulher, para esmagar a cabeça da serpente. Os anjos que caíram em Gênesis 6 já estão aprisionados no abismo.

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia." (Jd 1:6).

"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo..." (2 Pe 2:4).

Então podemos deduzir que os anjos e demônios seguidores de Satanás serão aprisionados junto com ele no abismo durante o reino milenial de Cristo na terra, isso fica subentendido de outras passagens que mostram ter sido este o destino dos anjos que caíram depois da criação do homem.

Existem passagens que mostram o abismo como um lugar já habitado por demônios ou espíritos imundos, que eu particularmente acredito serem uma classe distinta dos anjos. Digo isto porque vejo que os anjos, mesmo os caídos, aparecem relacionados aos lugares celestiais, enquanto os demônios parecem mais conectados à terra, aos homens e animais (como os porcos que lhes foi permitido possuir em Gadara). Exceto por Judas, que foi possuído pelo diabo em João 13:27, quando "após o bocado, entrou nele Satanás", não encontramos referência a anjos possuindo homens. A possessão é sempre de demônios ou espíritos malignos.

Em Apocalipse 9 demônios são liberados do abismo para afligir os homens, e entendo ser este o real significado desses gafanhotos com poder de escorpião para atormentarem os seres humanos impenitentes:

"E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles... E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom." (Ap 9:1-6, 10).

A Bíblia não diz desde quando eles estariam aprisionados no abismo, mas deixa claro que estão lá sendo reservados como instrumentos de juízo de Deus contra a terra, enquanto outros vagam livres pelo planeta tendo sua atuação sido bem menor no Antigo Testamento, explodindo com o advento de Cristo ao mundo na forma humana. Isso não é de surpreender, pois os seres das trevas só poderiam ficar alvoroçados quando perceberam que seus dias estavam contados.

"E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!" (Mc 1:23-27).

O versículo 10 de Apocalipse 11 revela quem é o comandante dos demônios ou "escorpiões" que são liberados do abismo: Abadom ou Apoliom aqui pode estar se referindo ao próprio Satanás. Apocalipse 11:7 nos fala da besta que sobe do "abismo", a qual parece ser a cabeça do Império Romano que foi revivida. Não sei ao certo se ela estava de algum modo presa ali ou se a referência é apenas para mostrar de onde emana seu poder. De qualquer modo Apocalipse 20:1 mostra que "a chave do abismo" é de responsabilidade de um anjo do céu, portanto este só é aberto para cumprir os desígnios de Deus, e não do diabo. Repare também que Isaías fala de prisioneiros tanto dos "exércitos do alto" como dentre os homens, o que pode indicar o aprisionamento de todos os inimigos de Deus durante o milênio :

"E será que naquele dia o Senhor castigará os exércitos do alto nas alturas, e os reis da terra sobre a terra. E serão ajuntados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e outra vez serão castigados depois de muitos dias." (Is 24:21-22).

A limpeza geral que os anjos farão na terra para prepará-la para o milênio deverá certamente incluir anjos e demônios que ficarão aprisionados até a libertação momentânea de Satanás para arregimentar aqueles que nasceram durante os mil anos do reinado de Cristo no mundo, mas eram pessoas que apenas fingiam submissão ao Rei. Ao contrário do que muitos pensam, o reino milenial de Cristo não será um Paraíso na terra, pois o mal precisará ser julgado e pessoas que pecarem serão mortas a cada manhã.

Os que saíram da Grande Tribulação para habitar no reino terrestre de Cristo serão pessoas ainda em seus corpos falíveis, e não ressuscitadas ou transformadas como as que estarão habitando no céu naquele momento. Elas ainda estarão suscetíveis à fome e doenças, mas terão a provisão que o Senhor mostrou quando esteve aqui alimentando e curando multidões. Também existirão os que irão fingir obediência e se manifestarão quando Satanás for solto para batalhar contra Cristo. As passagens a seguir falam dessa limpeza antes, durante e no final do reino de mil anos, para desinfetar a terra de todo aquele que é inimigo de Cristo:

"O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade." (Sl 101:7-8).

"Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos." (Sl 18:45).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça