fonte

Filho de mae solteira nao podia adorar?



https://youtu.be/j2TPi4avDRY

O versículo que citou está em Deuteronômio 23:2, mas o contexto todo deve ser lido para entendermos melhor: "Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do Senhor. Nenhum bastardo entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor. Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente." (Dt 23:1-3).

A passagem que citou é apenas um dos casos de impedimento para que a pessoa fosse uma adoradora plena no culto a Deus. O versículo 1 fala de homens castrados como os eunucos. O versículo 2 fala dos bastardos, filhos ilegítimos, de mãe solteira ou pai desconhecido. O 3 fala dos amonitas e moabitas, povos amaldiçoados por Deus.

Tudo isso e outros textos, personagens e utensílios do Antigo Testamento eram sombras e figuras para nós hoje, como aprendemos do Novo Testamento. "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras" (Cl 2:16-17); "E estas coisas foram-nos feitas em figura" (1 Co 10:6); "Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais" (Hb 8:5); "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro" (Hb 9:24).

Mas mesmo nos tempos da Lei mosaica vemos a graça brilhar soberana, pois sabemos que Rute era uma moabita, e ainda assim encontrou graça diante de Deus casando-se com Boaz e gerando dele aquele que viria a ser Odede, pai de Jessé e avô do Rei Davi. Seguindo sua genealogia chegamos a Jesus, portanto, descendente de uma moabita que, na Lei, não tinha acesso pleno ao culto a Deus conforme o texto de Deuteronômio 23.

Essas figuras foram dadas para indicar que Deus não pode aceitar adoração a não ser de pessoas perfeitas aos seus olhos, e é isso que ele faz com alguém que se achega a ele, não baseado em suas boas ações ou atitudes, mas em seu estado necessitado de ser justificado pela fé (por não ter nada a apresentar além de defeitos). Somos por natureza eunucos — incapazes de procriar ou produzir vida —; bastardos nesta vida — pois antes da conversão não tínhamos a Deus como Pai —; e moabitas amaldiçoados, inimigos de Deus por causa do pecado em nossa vida natural.

Mas a graça foi o que nos alcançou e nos tornou filhos do Pai, pela fé em Jesus. Conosco ocorreu uma história semelhante à de Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, que ficou coxo em um acidente na infância. Repare que 2 Samuel 5:8 fala do ódio de Davi contra coxos e cegos, uma figura de como Deus vê o homem pecador que não pode se aproximar de Deus por ser defeituoso. Mas em 2 Samuel 9:13 temos a figura da graça atuando, pois encontramos Mefibosete, o coxo, comendo todos os dias à mesa do Rei Davi. Ora, mas acaso Davi não odiava as imperfeições? Sim, porém tinha proporcionado um lugar de comunhão com Mefibosete, uma mesa que escondia seus inúteis pés.

"Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa." (2 Sm 5:8).

"Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés." (2 Sm 9:13).

Baixe para ler o e-book "Mefibosete - A bondade de Deus", de Charles Stanley.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça